25.10.08

Só pra dar um oi

Acho que não sei mais como se posta num blog! Tudo bem, relevem esse meu pequeno exagero. Mas faz tanto tempo (13 dias!). Enfim, minha ausência é explicável. A internet ainda não foi instalada lá no apartamento e aproveitei para estudar que nem uma condenada (não).

Mamãe já está na Jamaica há uma semana. Ainda não me senti muito desgarrada porque meu padrasto ainda está aqui, mas ele deve viajar esses dias. Se bem que eu acho meio impossível eu conseguir sentir algo nessas próximas semanas porque faltam apenas 43 dias para o meu vestibular e eu acho que tenho que estudar tudo.

Sabe, nesses dias até aconteceram coisas interessantes que renderiam bons posts. Mas, sabe como é, depois que o acontecimento passa, perde a graça. Mas uma candidata a vice-prefeita daqui de São Luís (Helena Duailibe, da chapa de João Castelo) foi lá na minha escola! Tá que a minha pergunta foi a única não respondida, mas até que a conversa não foi tão ruim (por mais que ela só falasse sobre saúde). Detalhe que o vice de Flávio Dino foi no dia seguinte, mas eu resolvi faltar. Não é lindo?

Eenfim, eu só queria dar sinal de vida. Acho que no início dessa semana já vou ter internet no apartamento e vocês terão que o (des)prazer de me ver postando com mais freqüência.

12.10.08

Meme metido a diferente

(Peguei da Jana)
1) Are you currently in a serious relationship?
A paixão pelo Evaristo Costa conta?

2) What was your dream growing up?
Ser escritora.

3) What talent do you wish you had?
Saber desenhar.

4) If I bought you a drink what would it be?
Guaraná Jesus. Sabe como é, tenho que aproveitar enquanto ainda moro em São Luís...

5) Favorite vegetable?
Não, obrigada. Se bem que eu gosto de beterraba...

6) What was the last book you read?
O último que terminei foi O Vôo da Guará Vermelha (Maria Valéria Rezende). Tô quase terminando O Pagador de Promessas (Dias Gomes) e tô no começo de Homens e Algas (Othon D'Eça). Todos para o vestibular da UFSC.

7) What zodiac sign are you?
Leão.

8) Any Tattoos and/or Piercings? Explain where.
Não... nem tenho o segundo furo da orelha (por medo!).

9) Worst Habit?
Pensar passando o dedo no sinal do meu nariz, ficar puxando o cabelo enquanto estudo, perguntar "queah?" mesmo tendo escutado direito o que a pessoa disse...

10) If you saw me walking down the street would you offer me a ride?
Certamente! Adoro dar carona...

11) What is your favorite sport?
Vôlei e natação. Queria ter praticado (de verdade) quando era mais nova...

12) Do you have a Pessimistic or Optimistic attitude?
Otimista até demais.

13) What would you do if you were stuck in an elevator with me?
Primeiro eu diria que o incidente seria um ótimo assunto para post! haha. Depois a gente ia começar a conversar, eu ia contar toda a minha vida e vice-versa.

14) Worst thing to ever happen to you?
Não passar na UFSC, né?

15) Tell me one weird fact about you.
Já falei alguns no "worst habit"... Ah! Eu escrevo com a mão direita, mas corto e faço inúmeras coisas com a esquerda. Tudo indica que eu deveria ser canhota, mas me forçaram a ser direita na pré-escola...!

16) Do you have any pets?
Sim! Lucky, um poodle. Mas fala igual "Luke".

17) What if I showed up at your house unexpectedly?
Trocaria de roupa. Eu provavelmente estaria de pijama...

18) What was your first impression of me?
Uma nerd cheia de histórias legais para contar.

19) Do you think clowns are cute or scary?
Não tenho opinião formada sobre eles...

20) If you could change one thing about how you look, what would it be?
Meus braços. Seriam gordinhos! (Porque braços mais gordinhos disfarçam a magreza...)

21) Would you be my crime partner or my conscience?
Consciência, eu acho.

22) What color eyes do you have?
Castanho médio. Podiam ser verdes, mas mamãe foi egoísta.

23) Ever been arrested?
Nem pretendo!

24) Bottle or can soda?
Lata, porque são embalagens felizes (principalmente a da fanta laranja!).

25) If you won $10,000 today, what would you do with it?
Dar para mamãe comprar minha passagem para Florianópolis! E guardar o resto para gastar lá... Não, acho que não conseguiria guardar. Ia comprar muitos livros! E sapatos! E brincos!

26) What's your favorite place to hang out at?
Hang out? A dois meses do vestibular? Na maioria das vezes que saio de casa, penso que poderia estar estudando (principalmente quando vou à escola...).

27) Do you believe in ghosts?
Não.

28) Favorite thing to do in your spare time?
Ler as revistas atrasadas, jornais e os livros do vestibular!

29) Do you swear a lot?
Hamm, não?

30) Biggest pet peeve?
(pet peeve: motivo freqüente de reclamações ou discussões.)
Atraso do cara que me leva pra escola, a falta do que fazer lá, como meus professores são ruins, como meu colégio não presta, como o sistema educacional brasileiro não funciona... Ah, e o calor!

31) In one word, how would you describe yourself?
Vestibulanda.

32) Do you believe/appreciate romance?
Uhum...

33) Favourite and least favourite food?
Adoro laranha e não gosto de peixe.

34) Do you believe in God?
Errr...

35) Will you repost this so I can fill it out and do the same for you?
Não estou fazendo isso agora?

Amanhã à noite já vou dormir no apartamento. Por enquanto, não tenho internet (e nem telefone fixo) lá! Então não tenho previsão para aparecer aqui...

11.10.08

Intervalo da mudança

Assim como minha irmã, não sinto vontade de fazer nada até tudo isso ter acabado. Ou seja, até todas as minhas coisas estarem devidamente arrumadas no apartamento. Tanto que eu não fui à Feira do Livro de manhã e nem para a aula de inglês à tarde. Sobre a feira: estão acontecendo palestras, discussões, encontro com escritores, entre outros, desde o dia 9 e eu ainda não fui lá! No meu pensamento otimista, termino a mudança até amanhã e vou na feira à noite.

Nesse instante, mamãe, minha irmã e meu padrasto devem estar chegando no apartamento com as caixas que foram nessa primeira viagem. Por enquanto, só mandei meus livros (os de estudo). Mas deu um trabalho enorme arrumá-los porque eu tive que separar os papéis que eu vou levar, os que vão para o lixo e os que só vão ser jogados fora no futuro. Quem já fez ou faz terceiro ano sabe a quantidade de papel que nós, vestibulandos, acumulamos. Até ainda pouco, estava arrumando minhas roupas. O bom dessa mudança é que estou separando muita roupa para doar, muita.


A bagunça que me espera no quarto.
Sabe, não consigo me decidir sobre levar ou não meus diários antigos e caixas com cartas e besteiras de adolescente. Acho que não vou ter lugar para guardar esse tanto de coisa e nem vou precisar. Tá que essa casa vai receber corretores com possíveis compradores, mas acho meio improvável quererem ler meus diários ou roubá-los, enfim. Se fossem roubar algo, prefeririam meus livros de literatura, né? Na verdade, ainda não sei como conseguirei viver sem olhá-los todos os dias. Como eu e minha irmã seremos obrigadas a vir aqui toda semana para pegar o exemplar da Veja e ver se está tudo bem, acho que vou levar meus amados livros de pouquinho em pouquinho...

8.10.08

Smile, mon!

Há certo tempo, mamãe recebeu uma proposta para trabalhar na Jamaica pela mesma empresa na qual ela trabalha hoje. Sem ter aceitado, passou uma semana na capital, Kingston, para ter uma idéia de como seria a vida lá. Ela voltou desanimada e dizendo que a cidade parecia com São Luís há trinta anos. Ou seja, um lugar péssimo. Maas acabou aceitando a tal proposta. Finalmente vai conquistar a tal sonhada fluência no inglês já que vai morar 1 ano e meio na terra de Bob Marley. Mamãe só vai embora de vez no ano que vem. Enquanto isso, passa umas semanas lá, uns diazinhos aqui. Viaja nesse domingo e só volta dia 9 de novembro. Para começar.

Como se não bastasse todo o meu estresse em relação ao vestibular, vou me mudar sexta ou sábado para o apartamento do meu padrasto (que não está sendo usado porque ele está fazendo doutorado na España). Eu e minha irmã não continuaremos aqui em casa por ser meio perigoso. Ela dirige e mamãe morre de preocupação quando ela chega tarde e tem que ficar abrindo portão, segurando o cachorro. Teremos que resolver tantas coisas em tão pouco tempo! Tenho que arrumar minhas coisas, levar minha estante de livros, saber se lá tem armário para colocar minhas roupas, instalar uma linha de telefone, transferir a internet, ...

Tirando o problema de não poder voltar para casa de ônibus à noite enquanto morar lá, a mudança vai ser tranqüila. É mais perto da minha escola, mais ventilado, meu quarto vai continuar sendo roxo... Só vai ser triste abandonar a minha casinha, onde moro desde que nasci. Acho que até dessa ladeira eu vou sentir falta! Mas, na verdade, vou sentir saudades é de mamãe.

p.s.: A expressão do título eu tirei da camisa que ganhei de lembrança da Jamaica.

3.10.08

Eleições

Nesse domingo, meio mundo vai votar. Eu? Vou ficar só olhando. Vendo as pessoas escolherem as pessoas (erradas) que vão nos "representar" por quatro anos. Fui deixar para tirar meu título no penúltimo dia e não deu certo. Tinha que voltar logo para casa para estudar (!).

Tentei acompanhar a campanha dos candidatos a prefeitos de São Luís. Ao todo são dez, mas só dois têm chance de ganhar. João Castelo (que tem quase 400 anos) foi governador do Maranhão de 1979 a 1982. Durante seu governo, reprimiu violentamente os pobres estudantes que protestavam para conseguir a meia-passagem. No horário eleitoral, ele disse que esse incidente não foi culpa dele, que ele nem estava no Estado. Aham...

Nunca tinha ouvido nada sobre Flávio Dino, que é deputado federal, antes dessas eleições. Castelo sempre liderou as pesquisas de intenção de voto e Dino só foi chegar perto dele depois que Lula apareceu apoiando-o. Na verdade, todos os candidatos tentaram puxar a figura do presidente para perto de si. Até Castelo que é da oposição! Enfim, todo mundo diz que Flávio Dino é muito inteligente, advogado, que vai votar nele. Sinceramente? O discurso dele parecia ensaiandinho até demais no debate que teve na Difusora (SBT). E eu não consigo parar de reparar na papada dele que se mexe para todos os lados quando ele fala!

Não tenho a menor idéia de qual candidato eu escolheria se eu pudesse ir às urnas. Acho que uma múmia que mandou bater nos estudantes é pior que uma papada gigante que (ainda) não teve oportunidade de ser um péssimo prefeito.