19.5.10

50 anos de fotojornalismo

A chuva exagerada daqui de Floripa somada a uma reunião de departamento que vai cancelar uma das aulas de amanhã (sendo que outra já não ia acontecer), fez com que praticamente toda a minha turma declarasse feriado provisório. Por isso arranjei um tempinho pra falar sobre a palestra que assisti ontem.

Foi a abertura do festival Floripa na Foto, organizado principalmente por uma faculdade particular (não lembro se Univale ou Unisul), com o fotógrafo baiano Evandro Teixeira. Repórter do Jornal do Brasil até hoje, ele foi muito citado nas minhas aulas de Fotojornalismo I da primeira fase. Que nem Cid Moreira, já passou da casa dos 80 anos, mas falou muito bem. Durante mais de uma hora e meia pude ouvir o sotaque baiano do Evandro. Jeito de não pronunciar direito algumas palavras (talvez por pura preguiça de nordestino) que meu pai também tem. Pra quem não sabe, papai nasceu e morou na Bahia até pouco depois de se formar, quando foi trabalhar em João Pessoa e, depois, em São Luís.

O Evandro contou várias histórias de trabalho e mostrou muitas de suas fotografias. Também falou dos livros que lançou - e são muitos! Dois amigos meus (um deles está sendo monitor do evento) conseguiram entrevistá-lo e fizeram uma matéria bem legal aqui. Não pude ficar quando o fotógrafo abriu espaço para perguntas do público porque tinha trabalhos pra fazer, mas a palestra foi muito boa.


p.s.: E todo esse papo sobre fotografia só me faz pensar que eu abandonei completamente minha nikon p90, ops!

7 comentários:

Gabriela P. disse...

Fotografia... AWN! *coralzinho*
Tenho inveja dessas sua palestras!

Beijo

Alice Voll disse...

ai, adorei essa do Caymmi, mui linda!

Ana Luísa disse...

Fotos mto legais mesmo!
Tomara que eu tbm tenha palestras na minha facul, de algum fotógrafo bem legal como o Evandro
=]
Beijoss

Ana Luísa disse...

Luísa, deixa eu perguntar!
Como vc fez teu template ficar direitinho ai no blog? Pq eu tava querendo algo bem clean assim, e fiz uma imagem. Só que n consigo colocar como fundo de JEITO nenhum. Vc teve que hospedar em algum site pra fazer html dela, ou tem um programa próprio?
Ia ficar beeem feliz se vc respondesse, hahaha.
Bjoss

Mônica Alves disse...

Eu até gostei das minhas aulas de fotografia no ano passado, mas não me dou muito bem, admito. Falta aquele "olho", sabe? Mas eu tento! ahahaha

Anna Vitória disse...

Luh, morro de inveja dessas palestras bacanas que você assiste, são todas sobre umas coisas tão interessantes! Tô encucada com aquela do jeans até hoje, sabia?
Gostei muito das fotos do Evandro (ó eu já fazendo a íntima), principalmente aquela do povão na ditadura.
Beijos
(ei, estou sentindo falta dos seus posts!)

Mel disse...

Ui,
As fotos me deram arrepios!
E amei esta última, ô delícia!
beijos!