29.3.11

Vôterana

Chega aquele momento super empolgante que falo sobre o início do semestre e as disciplinas novas, deixando de fora a parte super chata que são os novos calouros e festas universitárias de quarta a domingo. É, gente, quinto semestre, meus calouros têm calouros, sou vó e faltam dois anos de graduação! Deveria fazer cinco matérias obrigatórias, mas estou só com duas. Uma foi adiantada ano passado e resolvi atrasar as outras duas porque andava meio desestimulada com o curso. Esses professores eram ruins e minha situação só ia piorar. E assim também pude me encher de disciplinas optativas.

Teoria da comunicação II (opt)
Me despedi do ano passado falando que "Adorno nunca mais", mas me matriculei nessa matéria, que é continuação daquela que me fez ler esse alemão querido. Tudo isso porque o professor é realmente bom e não podia perder de ganhar o conhecimento que ele tem pra passar pra gente. Vamos estudar uns textos aleatórios tipo Freud, Lévy, Bordieu, entre outros. Começamos falando sobre moderninade e pós-modernidade, a aula de ontem foi sobre interpretações do livro Fausto, de Goethe. Muito amor.

Teoria do jornalismo (obg)
O professor dá uma aula meio monótona, mas o assunto é interessante. Melhor que estudar as teorias da comunicação, que é um tema muito amplo, é estudar o que está mais próximo da gente. As aulas tendem a melhorar porque ainda estamos naquela velha introdução sobre jornalismo (calouros feelings).

Antropologia social I (opt)
Roubada do curso de Serviço Social, é ministrada por uma argentina engraçada que fala portunhol. Essa disciplina é muito "aprenda o que é antropologia", com uma carga leve de leitura e discussões interessantes sobre cultura, preconceito e racismo. Ah, minha vontade de ciências sociais...

Jornalismo econômico (opt)
Quem dá essa aula é um professor visitante da UnB super legal que propõe discussões pertinentes e sugere textos ótimos. Sempre tive vontade de conhecer essa área e não vejo a hora de me familiarizar com conceitos básicos de economia e entender mais um pouco sobre.

Redação V (obg)
Provavelmente vai ser uma das redações mais divertidas do curso, vamos deixar a notícia clássica de lado e enveredar pra reportagens mais elaboradas, perfis, crônicas (quem sabe) e produzir uma revista-laboratório no final do semestre com nossos textos e diagramação (oba!). O que me amedronta é parte da avaliação: conseguir uma nota exclusiva! Onde, josé?!

Telejornalismo II (opt)
Professor novo no curso, louco e carioca, tem experiência como correspondente internacional... Meio pirado, faz umas piadas idiotas, fala e se repete pelos cotovelos, mas na parte prática da aula sempre dá um jeito de não nos deixar desistir da disciplina (eu e minha amiga pensamos isso toda quinta-feira). Aula intimista só com seis pessoas (que nem a de teoria da comunicação, na verdade).

4 comentários:

Alice Voll disse...

Comassim de 6 matérias só duas obrigatórias? Esse semestre pegay 8e 2 optativas, tá teeeeeeeeeeeenso!

Anônimo disse...

Parece que todo veterano empaco no meio do curso. Fiquei tão desestimulada na época do curso, que só por uma vontade colossal de sair daquela universidade e me formar logo, é que eu conseguia entrar no ônibus e aguentar as aulas.

Também tive professores ruins, aulas monótonas, mas nunca perdi matéria ou deixei de pegar (ao contrário, adiantava tudo o que podia!). E que engraçado, teoria da comunicação era matéria obrigatória para mim, junto com teorias do jornalismo e telejornalismo. Já essa coisa de antropologia ou aulas extras de redação ou editorias como economia... deixei passar.

Meu negócio sempre foi fazer matérias ligadas ao jornalismo cultural ou com um viés literário. Nossa, sempre falo demais quando comento no seu blog, deve ser porque estamos na mesma área e você posta detalhes que nunca pensei em escrever sobre o curso hahaha

(:

Anônimo disse...

*empaca

Ana Luísa disse...

Ei Lu! Que sorte que você deu com um professor bom de teoria da comunicação, porque a minha dá a aula mais monótona que já vi na vida. Ela passa 1h40 falando sem parar. Essa é a aula. Óbvio que eu consigo pensar em tudo, menos na matéria né?
Mas adorei essa tal de Redação V, super queria ter, hahaha. Vou invadir seu curso. =P
E rachei de rir com essa história de ser avó dos calouros dos seus calouros, ano que vem sou eu. #medo
Beijoss!