25.3.09

Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira

A ementa dessa disciplina se resume a estudar os meios de comunicação e a forma da sociedade brasileira em vários aspectos, com ênfase no período posterior a 1930.

Na aula da semana passada, assistimos a um documentário feito por brasileiros e que tratava do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro (Notícias de uma guerra particular). O tema era batido, mas poderia ter rendido boas discussões. Poderia, pois a professora desconhece os benefícios que um intervalo de quinze ou vinte minutos pode trazer para o rendimento dos alunos. Passamos quase quatro horas sentados, com sede, fome ou vontade de ir ao banheiro.

Ontem assistimos a um outro documentário. Dirigido por um americano e que atacava o "coronelismo" presente nos estados do Norte e Nordeste do país e, ao mesmo tempo, forçava uma relação com a migração de nordestinos pobres para o Sudeste, que fazem aumentar os índices de violência, etc, etc. Dessa vez, tivemos intervalo, mas a discussão não vingou da mesma forma. E eu fico me questionando...

1. Meus colegas calouros e eu sofremos de uma terrível doença que não nos deixa funcionar nas terças à tarde?
2. O vestibular seleciona tão mal os candidatos que os aprovados mal têm opinião formada sobre o mundo?
3. A professora não domina as maneiras de encaminhar um bom debate?
4. Ou um pouquinho de tudo isso?

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