26.7.10

Federal ou particular?

Nesse final de semana estava no novo shopping de São Luís (informação para mostrar que a cidade agora tem mais de um shopping decente) e mamãe encontrou um coleguinha que brincava com minha irmã quando ela tinha um ano. Ou seja, eu nem tinha nascido.

Depois de dizermos que não lembrávamos um do outro, falamos, é claro, de faculdade. A mãe do tal Alexandre se apressou a dizer que ele já está no oitavo período de Direito e mamãe conseguiu enfiar na conversa que eu nem morava mais aqui. Fiquei até brincando com ela depois que pais só criam os filhos para exibir nessas conversas de corredor. Acabei cometendo uma pequena gafe perguntando se ele era da federal, enquanto estuda numa particular. Só fico me perguntando de como vai ser, no futuro, a relação formados na federal/formados na particular. Porque o boom de vagas e cursos nas particulares é recente (aqui em São Luís) e pelo menos acho que até agora não formou tanta gente assim. Será que vão influenciar nas relações de trabalho ou na escolha de currículos por muito tempo ainda?

Será que com as cotas que, na federal aqui, reservam 50% das vagas para negros e estudantes que se formaram em escolas públicas não está mais do que na hora das faculdades particulares lutarem por uma fama decente? São Luís já está grandinha, né.

2 comentários:

Alice Voll disse...

sinceramente?
eu acho isso um grande bobagem, pois pra mim o que determinan o profissional é o seu engajamento, pq então quer dizer que um aluno que ficou semestres tentando entrar numa federal não conseguiu entrar e então resolveu fazer uma particular vai ser um profissional inferior?
devemos partir do ponto do esforço, engajamento e interesse de cada um e não do lugar o qual ele estuda, pq muitas vezes o que define uma universidade, como a UnB por exemplo, é a dificuldade do vestibular e não a qualidade do ensino!
existem bons alunos e tb os ruins nos dois tipos de instituição, então, eu acho isso uma comparação besta e desnecessária, sempre achei!

Vanessa disse...

Pais só criam os filhos para exibir nessas conversas de corredor[2] hahaha concordo!
Acho que o preconceito com quem estuda numa facul particular é gigante. Também estudo numa federal e vez ou outra é possível flagrar alguma comentário que menospreze quem estuda na particular. Uma amiga até já discutiu comigo por eu ter entrado naquela comunidade besta do orkut, a "Ih, foi mal, a minha é FEDERAL". Aqui, no RJ, dependendo da área, quem estudou em facul particular precisa pingar muito mais suor para disputar uma vaga no mercado de trabalho com que tem diploma de federal. A má fama é impressionante.