25.8.10

Começa o semestre

Título com três semanas de atraso, mas a minha desculpa da vez é que a minha internet provisória é a cabo e eu não me sinto inspirada pra vir aqui sem wireless, aham.

Meu quarto período na faculdade começou dia 9 de agosto e até parece que estou começando o curso agora. Não só porque minha empolgação com a futura profissão está bem maior, mas porque as disciplinas que estou cursando parecem que vão me ensinar alguma coisa nessa vida. São as seguintes (pela ordem de aulas na semana):

Webdesign aplicado ao jornalismo
É triste começar a semana e essa lista com a única disciplina ruim do semestre. O professor não é lá dos mais entendidos no assunto e as aulas... Nas duas primeiras lemos textos minúsculos e fingimos que fizemos seminários. Na dessa segunda, ele queria brincar com a gente no photoshop. Mais triste ainda é ver a minha oportunidade de aprender alguma coisa sobre html descendo os morros dessa cidade.

Infografia
É a única optativa (alguns chamam de eletiva) que estou fazendo. A professora é muito boa (ok, admito que ela é a minha chefa) e as aulas estão ótimas até agora. Vai ser bem naquele esquema de teoria + prática ao longo do semestre. Estou bem empolgada e agorinha mesmo paguei 12 reais na xérox de um livro da disciplina. É...

Redação IV
Primeira aula de verdade para me ensinar a escrever. Além de discussões sobre o texto jornalístico, temos bastante prática e no final do semestre vamos produzir um jornal laboratório inteiro em apenas 1 semana. Espero que meu texto evolua bastante, porque ainda acho que texto bom ainda está bem longe do meu alcance. É a disciplina que mais me empolga porque, né, quero aprender a escrever!

Edição
Com aquele mesmo professor de Planejamento Gráfico, a disciplina da revista que eu diagramei semestre passado. É no mesmo esquema de aulas teóricas chatas, exercícios práticos necessários e que geram muito aprendizado e um trabalho final interessante. Nessa matéria, vamos produzir um jornal-mural de duas folhas A3 sobre um determinado livro. Já escolhi o meu e é Honoráveis Bandidos do Palmério Dória.

Teoria da comunicação
Finalmente vou voltar a pensar na vida. A disciplina promete porque o professor e o método dele são muito bons, acho que vou aprender bastante. Apesar de ter que fichar um ou dois textos difíceis por semana...

Políticas de comunicação
É uma disciplina obrigatória da quinta fase que estou adiantando e o professor é o mesmo de Teoria. Digamos que na primeira semana o professor estava viajando e na segunda, eu faltei. Ops.

5 comentários:

Gabriela P. disse...

Nossa, que triste isso do Webdesign, tinha tudo pra ser uma matéria no mínimo interessante...
Fique tranquila que se seu professor de Redação não for o meu, você aprenderá escrever muito bem! :D

Que bom que está empolgada com a faculdade. É muito bom gostar do que faz né?

Beijo

Nati Pereira disse...

Se o professor não for grandes coisas e a aula for chata, faz parte do curso e mesmo assim tem que passar por cima disso e ver o lado bom. bj

Ana Luísa disse...

Ai Lu, imagino seu desapontamento com webdesign. Eu tbm tenho pouquíssima chance de aprender html, não sei como vai ser qdo tiver essa aula. Tomara que aprenda, haha
E que bom que está gostando de todas as outras matérias
=]
Bom início de semestre.
Bjos

Mel disse...

Lú,
Não faço idéia do que seja Infografia... shame on me.
O resto das disciplinas são deliciosas. Prepare-se para a professora de Redação comer metade do seu texto, elas sempre fazem isso. rs...
beijos!

Carolina disse...

Nossa, seis matérias ! Ufa.
Meu semestre também começou dia e tbm estou mais empolgada. O meu carma desse período é Economia ( o professor só fala o quanto ele viajou e de quanto dinheiro ele tem e detalhe, a aula começa às sete da manhã ! ).
Esse semestre quase peguei uma eletiva na Comunicação chamada Educação, midia e cultura...me pareceu ótima, mas dei uma olhada nos textinhos e fiquei um pouco apavorada.
Das suas aí, eu faria Teoria da Comunicação, parece bem interessante.
Um beijo.