25.8.10

Semana do Jornalismo



Gostei dessa reportagem exibida no último Fantástico sobre as queimadas no país e, principalmente, a da Ilha do Bananal - TO. A sequência de imagens te prende e você fica péssima com toda aquela vegetação sendo destruída junto com a repórter Sônia Bridi. Na verdade, melhor ainda foi ouvir da boca pra própria Sônia todo o esforço da Rede Globo para conseguir acesso à ilha fluvial - o Ibama não queria colaborar - e ainda os bastidores da viagem de helicóptero, balsa, carro velho que a equipe de reportagem teve que fazer às pressas pra conseguir fazer a cobertura.

Sônia Bridi é repórter especial da Globo, já foi correspondente em Paris, Nova Iorque e China e é formada em Jornalismo pela UFSC. A repórter veio à Florianópolis essa segunda-feira (23 de agosto) para dar uma palestra no lançamento da Semana Revista, produzida, escrita, diagramada e editada pelos alunos do curso. A publicação tem o objetivo de divulgar a Semana do Jornalismo, também organizada pelos estudantes. A nona edição acontece de 13 a 17 de setembro e adivinhem quem quem está no meio disso. Na revista, escrevi uma matéria sobre machismo nas revistas femininas e estou fazendo os contatos para os minicursos que são oferecidos durante o evento. Consegui hoje fechar a lista das oficinas e são as seguintes: Jornalismo de Humor, Jornalismo Investigativo, Produção de Perfis, Fotorreportagem, Rádiodocumentário, Videoclipe, Jornalismo de Moda e (Adobe) Premiere Avançado.

A Semana já recebeu o pessoal do CQC e o do Profissão Repórter. Esse ano, vão vir Xico Sá, Eliane Brum, Palmério Dória e muitos outros jornalistas bacanudos. Esperem só!

5 comentários:

Alice Voll disse...

nem fale em seca, aqui no DF é muito punk essa época!
agora entendi o lance do twitter!

Gabriela P. disse...

Tocante mesmo essa reportagem, Luh!
E fiquei com invejinha da Semana do Jornalismo, muito boa! Fiquei de "olho" nessas oficinas também, queria fazer! :( Quem sabe daqui alguns anos...


Beijo

Mel disse...

Florzinha, adoro o trabalho da Sônia Bridi. Impressionante como a Rede Globo tem gente boa né?
Você vive o mundo maravilhoso... toda rodeada de Jornalismo, de Floripa, de Cultura, de gente inteligente...
beijos!

Carolina disse...

Poo que legal uma Semana do Jornalismo. Organizar eventos assim é sempre o máximo né. Ver tudo funcionando depois então. Espero que dê tudo verto.
Um beijo !

Rodrigo disse...

jornalismo é a profissão do ano. !se eu não fosse semi analfabeto eu faria isso no meu vestibular. é.