24.10.10

Blá blá blá experiência perfeita

Esse tal de Felipe Memória (who?) só pode se achar o maior engraçadinho dessa vida. Era o que eu pensava no começo do livro Design para internet: projetando a experiência perfeita (2006). O autor soltava umas piadinhas infames a cada parágrafo e eu morrendo de medo de ser mais uma leitura inútil. Felizmente não foi e, quando comecei a me envolver com o conteúdo, ele disse que ia parar com as brincadeiras. Ufa!

É preciso ser sincera. Os capítulos realmente interessantes são o segundo e o terceiro, quando ele fala do conceito e da prática de usabilidade, navegação, convenções de formatação de conteúdo e testes de usabilidade. A leitura é muito rápida já que o livro é didático e tem vários exemplos com fotos - principalmente do Globo.com, onde ele trabalhava. 

O resto do livro fala sobre as fases da criação de um projeto, uma experiência fluida e a tal experiência perfeita - que ele praticamente ignora até chegar ao último capítulo. Resumindo, ele se apóia nos argumentos de um pesquisador em psicologia para falar de uma experiência ideal, na qual o usuário fica feliz porque tem controle sobre o que está fazendo para alcançar a felicidade. Oi? Prefiro guardar o que Memória fala sobre as tabs de navegação, menus horizontais e verticais, breadcrumb trail (todo mundo conhece, mas não sabe o nome. É aquele caminho do orkut Início < Fulano de Tal < Scrapbook) e todas aquelas questões sobre teste de usabilidade. Vou fazer um com vocês, ok? Mentira.

***
Essa é uma tentativa de aprender algo sobre webdesign já que a disciplina da faculdade não ajuda em nada e no final vamos ter que construir um site. Voltei a frequentar essa aula depois de um combo de feriadão (amo aulas na segunda-feira), Semana do Jornalismo, duas faltas que eu tinha direito, mais feriado e tal. 

4 comentários:

Gabriela P. disse...

Design pra Internet é uma coisa pela qual me interesso, mas acho que NUNCA teria saco de ler um livro sobre!

Fernanda disse...

Deve ser bacana o livro... Mas acho que também nao teria saco pra ler...mas é interessante aprender tudo isso..

Ana Luísa disse...

Ei Lu! Sempre quis aprender webdesign. Penso em fazer um curso, mas acho que vou ler esse livro pra parar de ser tão crua no assunto, hehe.
Beijos

Isabel disse...

vou ter que ter paciencia pra entender sobre isso. passei pra design,se nao rolar publicidade vai esse mesmo hahaha :)