25.9.11

Em tempo, aniversariando

No dia 10 de setembro o And make me smile completou o seu quarto aniversário. Muita coisa aconteceu durante esse tempo. Descobriram o pré-sal no Brasil; Michael Jackson morreu; a dupla Sandy e Junior se separou; Romário se igualou a Pelé e fez 1000 gols; o Orkut deixou de mainstream e perdeu lugar para o Facebook; o primeiro presidente negro foi eleito nos EUA; a primeira presidente mulher foi eleita no Brasil; Amy Winehouse morreu; Gripe Suína assolou o mundo; Tiririca foi o deputado federal mais votado do país; Steve Jobs deixou a presidência da Apple; Bill Gates não é mais o homem mais rico do mundo; ocorreu terremoto no Haiti; outro terremoto aconteceu no Japão; STF aprovou a união homoafetiva; STF dispensou o diploma para exercer a profissão de jornalista; Osama Bin Laden foi morto; José Saramago morreu e o Oscar Niemayer ainda está vivo.

Durante esse tempo, eu passei de estudante pré-vestibulanda, neurótica com os estudos, para estudante de Jornalismo. Olhando para trás, eu não apenas amadureci a minha escrita, mas minhas ideias. Da despretensão dos textos dos velhos tempos, para um compromisso maior com a escrita. Compromisso também pode ser lido e interpretado como um manejo melhor com as palavras. Não sei se adquiri isso com a vida, com as leituras que fiz ou com a faculdade. É bem provável que tem sido com essas três opções. Os textos antigos têm uma nostalgia com cadência tão fofa e tão menina-com-trancinhas. Não, eu nem usava trancinhas. Os textos mais recentes têm um tom mais independente e sabor saudades Guaraná Jesus.

Conheci Zooey Deschanel e me tornei sua fã, apesar de ouvir frequentemente das pessoas a minha a volta que ela é do tipo blasé e sem sal. Li mais livros da Isabel Allende, o que tornou o meu interesse pela América Latina cada vez maior. Perdi mais voos de avião e descobri que esse dom é genético. Não gostei da Reforma Ortográfica, embora tenha me rendido a ela. Afinal, serei jornalista, não posso desprezar a minha matéria-prima. Pela primeira vez, participei do Horário de Verão.

Foram temas dos meus textos: palestras que assisti, livros que li, filmes que vi, o meu cotidiano na faculdade, as minhas impressões do mundo a minha a volta, alguns momentos de pura arrilia, Maranhão, encanto e desilusão com o meu curso, alguns micos... O blog, além de ser o registro disso tudo, foi a fonte de novas amizades. Algumas eu conheci pessoalmente. Mas todas elas fazem parte diretamente da minha vida. Ora, eu me vejo lembrando de textos de vocês, ora me recordo da atenção que você me dão e dos comentários que deixam aqui. Com vocês têm mais graça comemorar aniversário e fazer essa retrospectiva.

8 comentários:

Anna Vitória disse...

êêêêêêêêêê!
Me sinto orgulhosa por poder dizer que acompanhei praticamente a história toda do And Make Me Smile e de me lembrar de muita coisas das antigas. Fico feliz que mesmo depois de tempo e mudanças você ainda esteja aqui firme, Luh, e por eu poder contar com sua presença e "companhia" nas caixas de comentários e fofoquinhas de facechat ;)
beijão

Ana Luísa disse...

Gente, interessante pensar que desses 4 anos de and make me smile, pelo menos 2 eu li inteirinhos! Parabéns, Lu! Como disse a Anna, fico feliz que esteja firme, ainda haverão muitas fofocas (em caixas de comentários ou em tópicos tumultuados do facebook!)
Beijos!

Nathy disse...

Nossa, quantas coisas aconteceram né?! Eu acompanho aqui já faz um tempo, mesmo ás vezes não comentando e nem dando pra ler tudo, sempre dou uma passadinha.
Parabéns!!!
Que possamos comemorar muitos anos de muita inspiração ainda...rsrs

beijos!

Anônimo disse...

Poxa vida, esse é, sem dúvida, o melhor texto de aniversário de blog que já li, tanto que estou emocionada e nem consigo pensar em algo original para ser comentado!
Em suma, passou um filme na minha cabeça com os fatos históricos ocorridos ao longo desses quatro anos. Pois é: o Saramago, meu grande mestre e pai literário, deixou-me órfã de sua literatura e ensinamento no ano passado. Resta a saudade.

Para você e o seu espaço, desejo muitos anos de felicidade. A gente amadurece enquanto escreve - e notamos isso, o que é melhor.
Um beijo enorme, carinho muito grande!

Carolda disse...

Esses dias andei me perguntando se você ainda escrevia por aqui... e pois é. Acho demais acompanhar essas evoluções pessoais, sabe? Me lembro bem de sua fase vestibulanda. Ha. Tempo voa.

Beijo, Luh.

ps: ah, parabéns (:

Carolda disse...

Esses dias andei me perguntando se você ainda escrevia por aqui... e pois é. Acho demais acompanhar essas evoluções pessoais, sabe? Me lembro bem de sua fase vestibulanda. Ha. Tempo voa.

Beijo, Luh.

ps: ah, parabéns (:

Vanessa disse...

Ahhhh, feliz aniversário atrasado para seu blog! É um dos meus preferidos, não tenha dúvida disso! Lembro sorrindo de muitos dos seus inúmeros posts bacanas!

Mayra disse...

Que retrospectiva bacana! É sempre legal analisar a evolução de nossos textos ao longo do tempo (embora, no meu caso, eles nunca evoluam).
Feliz aniversário pro teu blog e que ele continue vivo e forte por mais vários anos!
Beijos!