18.10.09

Vida de Gato, Clarah Averbuck

Quando meu namorado me perguntou sobre o que era o livro, pensei por um tempinho e respondi "História de uma mulher que levou um pé na bunda". Falei pouco, talvez na onda do twitter. Só sei que ele perguntou por que pessoas escrevem livros sobre isso e meio que riu.
Pensei melhor e vi que não dá pra resumir a história de Camila, a protagonista, como um simples pé na bunda. Quis ler pra ver se entendia o que leva uma mulher a passar tanto tempo sofrendo por um cara, a definhar por um amor que ela sabia que nunca tinha sido correspondido e, mesmo assim, se deixou iludir.
Acho engraçado alguém viver assim sem muita perspectivas, se deixando levar pelo dia-a-dia, acumulando dívidas no bar preferido... Porque acho engraçado tudo que me parece estranho. Como sentir frio nas mãos. Mas, por outro lado, gostava da Camila porque ela conquistava as amizades mais interessantes e inusitadas. Como o caixa do bar predileto que guardava os cartazes de filmes para ela.
No começo, você acha a protagonista uma louca. Como alguém vive sem dinheiro e ainda viaja por aí? Como gasta 100 reais numa bota e guarda 50 pra se sustentar por um bom tempo? Como alguém ocupa o apartamento de uma velhinha sem pagar aluguel há séculos? E a família dela, cadê?
Mas aí você se envolve com a história e com os pensamentos da Camila, já que o livro é narrado em primeira pessoa. Você começa a enxergar que nem todo mundo precisa do que você precisa pra viver. E que, dane-se, deixa a Camila viver do jeito felino que ela quer.

Clarah Averbuck escreve tão bem que você nem se incomoda com os palavrões. E ela têm umas frases, umas linhas de pensamento geniais. Rabisquei meu livro inteiro.

Nenhum comentário: