4.1.10

Love kills

Porque o melhor de um livro ou de um filme que me marca é aproveitar as referências. E depois de assistir tanto a 500 dias com ela, toda aquela coisa de Sid e Nancy ficou na minha cabeça. Quando descobri que um filme contava a história do casal, tive que baixar.


Sid & Nancy - Love Kills foi gravado oito anos depois da morte de Nancy Spungen. O corpo da groupie foi encontrado no banheiro do quarto de hotel que ela dividia com o namorado Sid Vicious, ex-baixista dos Sex Pistols. O músico foi acusado de matar a namorada a facadas, mas existem teorias de que ela teria cometido suicídio ou sido morta pelo traficante que fornecia drogas ao casal. O filme causou polêmica com os outros integrantes dos Sex Pistols que afirmaram não terem sequer conversado com o diretor antes que a gravação terminasse.

E o que eu achei do filme? Bem, demorei algumas vezes pra conseguir assistir e não dormir antes dos 45 minutos, mas juro que o filme não é assim entediante. Ele conta a história do casal, como Sid e Nancy se conheceram, de como se envolveram, dos perrengues que passaram, das drogas que injetaram juntos... E mostra aquele cenário punk dos anos 70, as roupas, os bares, o estilo de vida. Mostra como Sid era apenas uma jogada de marketing para os Sex Pistols, porque ele 1) não sabia tocar baixo direito 2) não ensaiava 3) tocava música diferente do que o resto da banda na hora do show e o amplificador do baixo ficava desligado na maioria das vezes. Também é retratato o declínio da banda, a tentativa de carreira solo do ex-baixista e o fracasso do romance com Nancy, quando eles começaram a brigar muito.

Eu particularmente não tirei ninguém pra ser o vilão da história. Porque a Nancy apresentou a heroína pro Sid e fez com que ele também se tornasse um viciado. Li por aí que enquanto ela já era viciada, Sid ainda era virgem. Mas Nancy também tentou fazer com que a carreira solo do namorado deslanchasse nos Estados Unidos conseguindo oportunidades para shows e tentando que os dois parassem de usar heroína. Só que o Sid já tava tão fundo no poço que era impossível sair. Ah, fiquei bem surpresa quando descobri que Nancy morreu com apenas 20 anos e Sid com 21 (de overdose, pouco tempo depois).

Nancy Spungen foi interpretada pela atriz Chloe Webb, que era feia mas atuou bem com aquela voz irritante que deixava a personagem insuportável. Gary Oldman (muito novinho) era Sid Vicious e recebeu grande destaque depois de ter feito esse papel. Lembrando que foi esse ator que interpretou Sirius Black nos filmes de Harry Potter. O filme vale à pena nem que seja para comparar as cenas finais com esse remake onde Zooey Deschanel é Sid e Joseph Gordon-Levitt é Nancy.

Nenhum comentário: