15.11.10

Jornalismo galã

Contém spoilers.
O quarto poder. Mad City. 1997. Dustin Hoffman <3 é um repórter de TV que vai cobrir uma pauta fraca no Museu de História Natural da Califórnia e acaba testemunhando o ex-segurança, John Travolta, pedir o emprego de volta, ameaçando sua ex-chefe e atirando acidentalmente no outro segurança do lugar. O filme pretende discutir o papel da mídia numa situação em que o jornalista tenta manipular as ações de um homem que acaba fazendo um grupo de crianças, que visitavam o museu, reféns. E, sabe, seria uma boa crítica se O quarto poder não fosse carregado de esteriótipos. Os elementos do jornalismo precisavam aparecer de maneira mais sutil, parece tudo muito forçado. Desde Hoffman pedindo que sua assistente seja mais sensacionalista, a repórter foca fazendo de tudo para agradar o figurão de TV nacional que chega para acompanhar a história até o final quando Hoffman, cercado com milhares de jornalistas, microfones e câmeras grita "We killed him" até a imagem congelar e os créditos subirem.

Outros filmes que vi sobre jornalismo recentemente foram Cidadão Kane e Todos os homens do presidente. Citizen Kane valeu à pena por ser um clássico, mas chega a ser irritante de tão lento. Preferia que o filme contasse mais sobre o jornal Inquirer do que a vida do seu dono, que nem foi tão interessante assim. E se todos os filmes tivessem smartphones?

All the president's men, filme onipresente na minha vida por causa do Dustin Hoffman e pelo pôster pendurado na parede da escada que eu subo todo dia pra ir ao estágio, é melhor. Hoffman está sem graça e com um cabelo que o deixa parecendo um salsicha (o cachorro mesmo), mas a aula de jornalismo é válida. O filme conta a investigação do caso Watergate, que derrubou Nixon.

Um comentário:

Mônica Alves disse...

Nossa, eu adoro "Todos os homens do presidente"! Puta filme, supera qualquer expectativa!
Já "Cidadão Kane" é um filme que eu nunca tive paciência pra parar e assistir - o que me dá até vergonha. Quem sabe nas férias...