14.1.09

Dicas para vestibulandos (2)

6. O terceiro ano e o cursinho
O último ano da escola enche os estudantes de medo e de dúvidas. Fazer ou não cursinho? Na minha opinião, cursinho só é bom para quem já terminou a escola, levou bomba no vestibular e tem que estudar tudo de novo. Para aqueles que ainda estão na escola, o cursinho pode atrapalhar. Eles costumam ter mensalidades bem salgadas e, além disso, são aulas bem apressadas e você acaba perdendo tempo assistindo aulas sobre assuntos que você já sabe até demais. Sou a favor do estudo em casa. Você faz o seu horário e estuda exatamente aquilo que precisa.

Nunca fiz cursinho! Tá, fui a uma aula de matemática e física cujo objetivo era arrecadar alimentos, mas só!

7. Alimentação
Barriga vazia atrapalha os estudos. Faça todas as refeições e nada de ir com fome para a escola! Além disso, use o intervalo das aulas para comer algo, mesmo que só uma fruta. Não adianta tentar usar esses vinte minutos para estudar na biblioteca, eles não serão tão produtivos. Aproveite para conversar com os amigos, interaja!

Eu procurava fazer todas as refeições e sempre levava lanchinho para escola (e para as outras aulas também). Club social se tornou um grande companheiro!

Meu antigo companheiro de recreios! Tinha alguns amigos que nem gostavam do cheiro do biscoito de sabor queijo, mas era bom. Nada que se comparasse ao de presunto, mil vezes melhor, é claro!
8. Estude aquilo que você odeia
Estudar a matéria que você adora é bem mais prazeroso, eu sei, mas vale à pena dar prioridade para aquela que você não gosta nem um pouco. Normalmente, temos facilidade naquilo que gostamos. Logo, você tem que estudar mais a matéria na qual sente mais dúvidas (e não gosta, na maioria das vezes) para que no fim você saiba tanto os assuntos que ama quanto os que não suporta. Ah! E quem sabe você não acaba gostando...

Sempre odiei biologia. No primeiro semestre, estudava essa matéria praticamente todo domingo, o dia inteiro. Mamãe realmente achou que eu fosse prestar para medicina e até hoje me chama de Jornalista Médica. Ah, eu quase não estudei história (matéria que amo) e tirei 9,38 de 10 no vestibular!

9. Mantenha-se informado
Vestibulando não é vestibulando de verdade se não estiver informado sobre tudo o que acontece no mundo. Atualidades aparecem não só na redação, mas nas questões também. Assista jornal, leia revistas, se informe na internet.
9.1. VEJA - Pela minha experiência, essa parece ser a melhor revista a ser assinada no ano de vestibular. Não importa se ela tem fama de ser parcial ou se ela é tão criticada. Não é raro ver questões com trechos de suas reportagens. Se os elaboradores das provas a lêem, por que não ler também?
Todos os vestibulares que eu fiz citavam essa revista em pelo menos duas questões. Por mais que ela tenha umas reportagens mal escritas, uns jornalistas que se metem demais na notícia e uma péssima crítica de cinema (Isabela Boscov), dá para encontrar matérias interessantes! Também é um bom exercício para aprender a analisar o que lemos. Ah, e no site da VEJA tem vários textos ótimos sobre assuntos da história. Ler sobre a Crise de 29 como se ela tivesse acabado de acontecer é uma maneira bem divertida de estudar!
10. Guia do Estudante
Além do guia de profissões que eu já citei, a Abril lança todo ano uma revista de atualidades com os assuntos mais importantes dos últimos doze meses. Um deles pode até ser o tema da sua redação! E a editora também lança revistas para você revisar matérias como Geografia, História e Literatura e outras com dicas para a Redação e para a prova do ENEM.

A única matéria que eu revisei para o vestibular foi história. Li boa parte do Guia do Estudante na véspera e, bem, tirei 9,38 de 10 (não me canso de repetir isso!).
Na ordem: Guias do vestibulando sobre o Enem, Literatura (com resumos das obras que mais caem, incluindo as da Fuvest, claro), Atualidades (que eu levei tanto para a escola para ler nas aulas inúteis) e o de História (meu ídolo em forma de revista).
Dica de última hora:
11. Faça vestibular como treineiro
Não é bom fazer a sua prova sem experiência. Fazendo o vestibular como treineiro no fim do seu segundo ano, você tem uma idéia de como é passar tanto tempo sentado naquela cadeira (que pode ser desconfortável) e identifica as matérias que você precisa dar mais importância. No fim, você acaba perdendo metade do nervosismo que teria se não tivesse treinado o vestibular.

No fim de 2007, fiz o vestibular da UFMA e não passei. Na metade de 2008, fiz o da UEMA e passei (em segundo lugar!). E pouco antes de viajar para Florianópolis, fiz a primeira etapa de outro vestibular da UEMA. Quando fui fazer o da UFSC, vestibular já era quase meu amigo de infância. Só fiquei um tanto nervosa porque era a UFSC (!!!) e porque o gabarito era um tanto diferente.
Bons estudos e boa sorte!

Nenhum comentário: