26.1.09

Não li, saboreei


A maioria dos meus livros prediletos foram lidos em pouco tempo. Alguns não duravam mais que uma tarde e a velocidade com que virava as páginas era a maneira de reconhecer os que eu realmente gostava.

Morri de vontade de ler Dom Casmurro quando Capitu foi exibida na Globo e o que me motivou a terminar de ler Triste Fim de Policarpo Quaresma foi achar a obra que inspirou a microssérie em meio aos livros de direito do meu padrasto.

Desde o início, gostei do tom que era narrada a história e conseguia escutar a voz de Melamed, ator que interpretou Bentinho, murmurando todas aquelas frases. Adorei também a divisão dos capítulos e, ainda assim, não avançava na leitura. Lia, relia e depois voltava novamente a aqueles parágrafos que me chamavam a atenção. E quando terminava o capítulo, tornava a lê-lo algumas vezes. Eu me pegava repetindo as frases mentalmente até que as decorasse para ir adiante.

Dom Casmurro se tornou um predileto antes mesmo da metade e não gosto de dizer que o li, mas que saboreei as palavras alegres, ansiosas, melancólicas e inseguras do pobre Bentinho.

Nenhum comentário: