23.8.09

Top 10 coisas que deixariam a escola melhor

A pauta pedia para deixar a escola mais legal e, do meu ponto de vista, uma escola boa o suficiente para que mais de 3 alunos entre 50 passem na universidade que querem é uma escola muito legal.
1) Armários de filme americano onde pudéssemos guardar nossos livros em vez de ficar carregando aqueles tijolos de casa pra a escola, da escola pra casa.
2) Livros didáditos bem escolhidos. Na minha antiga escola, os livros da lista eram todos da FTD, pois houve uma parceria com essa editora na hora de construir o ginásio esportivo. Seráá que não existia livros melhores que aqueles que eu era obrigada a comprar? E ninguém tem tanto dinheiro pra comprar vários livros de cada matéria, são caríssimos!
3) Professores que não mandassem os alunos fazer exercícios em sala de aula. Tem coisa pior do que acordar super cedo, se deslocar até a escola e na hora ter que fazer algo que você podia estar fazendo em casa, sem pagar nada?
4) Menor número de alunos nas turmas. Em salas com 50 ou 40 alunos, o nível de aprendizado é muito baixo!
5) Cantinas e restaurante que atendesse a todos os alunos. Porque passar 15 minutos na fila e ter só cinco para comer era horrível! E restaurante é essencial para as turmas que têm aula de manhã e pela tarde. A minha não tinha.
6) Apoio psicológico e acompanhamento para o vestibular. Estudar o tempo todo e bastante estressa muito. Aqueles adolescentes perdidos precisam ouvir conselhos, dicas e instruções de vez em quando. Principalmente quando estão em dúvida sobre o que fazer da vida.
7) Bibliotecas de verdade. Com pelo menos todos os livros que são exigidos na lista de material escolar de todas as turmas e literatura, não só os clássicos e principalmente os que vão ser abordados no vestibular local, para aumentar o gosto pela leitura dos estudantes.
8) Salas de estudo. Várias mesas, individuais ou grandes, num lugar confortável e silencioso.
9) Plantar a sementinha do esporte no coração dos gurizinhos. Porque deve ter escola negligente, como a minha era, que não obrigava os alunos a participar das aulas de Educação Física. Eu deveria ter reprovado por falta inúmeras vezes.
10) Aulas práticas. Porque passar uma manhã ou tarde ou o dia inteiro sentada numa cadeira (que muitas vezes nem é acolchoada) é muito chato. Aulas de física e química no laboratório, aulas mais dinâmicas de literatura, por favor!
p.s.: Ou talvez tudo isso reflita a minha frustração de ter estudado durante sete anos na minha ex-escola.
Pauta para o TDB

Nenhum comentário: