16.4.10

535 para Twilight

Na página inicial do Skoob, aquela rede social para leitores, você encontra os últimos livros adicionados pelos usuários e também os mais lidos. Harry Potter e O Código da Vinci sempre estiveram na lista de mais lidos, mas Crepúsculo (e derivados) só foi aparecer com a explosão do movimento vampiresco na vida pré-adolescente. 
Quem me conhece, sabe que eu sempre quis ler a obra de Stephenie Meyer pra falar mal. Claro que eu já teria preconceito suficiente contra esse livro por ele ter fãs tão chatas e ser tão oportunista. Mas a autora precisava copiar  uma referência da coleção O Diário da Princesa? Vocês sabem que eu sou apaixonada pela coleção e que foi por meio dela que conheci Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes). Meyer precisava citar em Crepúsculo justamente Heathcliff e Cathy? Soube dessa referência quando minha amiga, na época do terceirão, tava lendo e me mostrou. Espumo de raiva só de pensar.
Desde que Crepúsculo apareceu na tal lista de mais lidos do Skoob, fiquei acompanhando o avanço gradual do livro, de posição em posição. Foi com muita tristeza que eu vi Lua Nova também entrar na lista e é com uma depressão profunda que eu anuncio que Crepúsculo atingiu a segunda posição. Faltam apenas 535 adolescentes carentes lerem o best-seller e adicionarem em seus perfis para que Harry Potter e a Pedra Filosofal saia do primeiro lugar. Já li HP1 mais de sete vezes, comecei a reler outras milhares e o que eu gosto nele é que você pode devorar em uma tarde e pode também comparar com os títulos mais recentes pra perceber como o estilo da J.K. Rowling evoluiu. Tudo bem que nem foi esse livro que me iniciou na coleção, mas não tem como ignorar a importância dele. Triste. 
Deixo a promessa de que quando meu mundo cair Crepúsculo for o livro mais lido do Skoob, vou criar vergonha, pedir emprestado e ler para poder ter argumentos válidos na hora de falar mal da obra. Vai ser minha comemoração e vingança.

16 comentários:

Gabriela disse...

Eu concordo totalmente com você! Não consigo acreditar nesses mais lidos do skoob, fico indignada! Eu li o primeiro livro da série Crepúsculo e NÃO gostei! Também não li os outros depois. Enfim, vai ser muito triste se Crepúsculo ficar em 1º lugar como mais lido, na frente até mesmo de Harry Potter! :(

Nathy disse...

Bom, tenho amigas que leram e gostaram, mas confesso que não tenho paciência pra ler. Assisto o filme, mas não é o tipo do livro que me agrade. E há livros muito melhores para se entrar nessa lista de mais lidos do skoob. Concordo com você!

Beijos

Luiza disse...

Eu só li Crepúsculo da saga e achei um SACO! Sério! E já faz quase 2 anos, então nem tava essa modinha toda que é hoje (já era modinha, mas nem tanto..)
Ah, mas leia sim. Mal não vai fazer, né? E outra, se vc n curtir mesmo, vai poder criticar com argumentos plausíveis! haha!
beijo!

Gabriela P. disse...

Eu funciono na base do preconceito, mesmo. Não quero ler nem para falar mal com autoridade!

:*

Amanda M disse...

Luh, eu cheguei a ler Crepúsculo pra ficar por dentro do que estavam falando e o que acontece com a Meyer é exatamente o OPOSTO do que acontece com a JK. Li em duas tardes. Depois, li Lua Nova em 5 tardes e demorei semanas a fio pra ler Eclipse, de tão chatinho que tava. Nem me atrevi a pegar Amanhecer, ou eu ainda estaria com ele na estante, porque a cada livro foi ficando pior. Também não aguentei ler Codigo da Vinci todo x) Mas Harry Potter eu li e reli várias vezes (:

Lusinha disse...

Gostei de Crepúsculo, mas lamento que esteja chegando a lista dos mais lidos, porque existem livros melhores que merecem essa posição, tipo o próprio HP mesmo.
Bjitos!

Gian Kojikovski disse...

você pesquisou meu nome no google só pra saber se meu blog apareceria?
não, não acredito.

Kamilla Barcelos disse...

Luh, estou contigo na torcida para que Crepúsculo nao ultrapasse Harry Potter lá no skoob.
Já li Crepúsculo e achei chato, repetitivo. Pelo que conheço do seu gosto literário, imagino que vc não vá gostar. Mas seria interessante vc ler, para poder ter mais subsídios para criticar a obra.
Serio, essa onda vampiresca parece doença, pq eu li Crepúsculo e não gostei, mas continuei lendo os outros por causa dos filmes! hahaha E sim, as fãs de Crepusculo são deveras chatinhas! hehehe

Lari Reis disse...

E por favor, quando você for obrigada a ler e criar argumentos válidos, coloque-os aqui. Também preciso de argumentos para difamar a obra, mas não criei coragem para ler. Ainda mais porque me disseram que ruins são só os filmes ;x

Jana disse...

já li, não vou dizer que não gosto porque li os três primeiros volumes, mããããs... é ruim, viu. muito, muito ruim! ruim de doer, tão ruim que não dá pra deixar de ler. definitivamente vale a pena você pegar emprestado um dia, pra rir, chorar, essas coisas.

Ellen disse...

Eu lembro de quando fiz um post no meu antigo blog falando de crepúsculo, recebi mais de 200 comentários entre elogios e criticas pesadas. Não é fácil não viu, odeio crepusculo, tenho náuseas só de ver o nome. Nem li o livro, mas também, não da pra passar nem do prefácio.

Aline disse...

Li os 4 da saga Crepúsculo, mas lamento que tire o lugar de Harry Potter. Adoro HP, que fez minha adolescência e até mesmo o início da vida adulta mais feliz. Nunca nenhum livro de Crepúsculo merece tirar o lugar de qualquer HP.
Mas sou da opinião de que tu deves ler Crepúsculo nem que seja para saber bem que pontos criticar (ou criticar o livro todo, haha).

Cris Cavaletti disse...

Li Crepúsculo quando a comunidade do orkut sobre a saga tinha 11 mil membros.E vou confessar entrou no meu top 5 de favoritos...Isso em agosto de 2008.Eu era fake e gastava meus finais de semana que aos poucos foi crescendo,crescendo...Aí chegou o dia da estréia.Em uma noite,juro,mais de cinco mil pessoas entraram naquela comunidade.Posers,que nunca tinham livro que chamavam o Edward de Edgard e Twilight logo tornou-se "O Crepúsculo".Li Lua Nova em dois dias,antes do filme também.Larguei de ir na comunidade,mas segui fã da série...Li Eclipse em inglês antes de ser lançado em português,mas não seguia sites de fofocas sobre eles...Li Breaking Dawn em duas semanas...E aí,Crepúsculo,a série,morreu pra mim.Mandei um email pra Capricho dizendo que cancelaria minha assinatura se continuassem a botar na capa toda vez algum ator da série.E finalmente,veio Ladrão de Raios,que nem é tão bom mas,desbancou a série,que nem é tão boa assim.

Anna Vitória disse...

Isso me deprime DEVERAS.
Eu também tenho essa raiva gratuita da série, esse ódiozinho interior, e nutria ele até mesmo quando sonhava com o Edward quando li ao primeiro volume (juro). A sorte é que comecei a ler Lua Niva também mais achei um liiiiiiiiiixo, tanto que larguei no meio e peguei mais asco ainda.
O que mais me preocupa é que o boom HP já passou, e quem já leu A Pedra Filosofal já leu e pronto, e os novos leitores serão mais difíceis de conquistar, enquanto a cada dia mais Crepúsculo ganha novos fãs.
Ai meu coração!
Beijos

Ann M. disse...

hahah só toma cuidado para não acabar gostando, como aconteceu comigo! hahahaha

Ana Luísa disse...

Eu tbm acho que Crepúsculo ainda precisa de muito pra alcançar a glória de Harry Potter, mas no mais, acho que não dá pra comparar os 2, pq são histórias diferentes, com focos diferentes. Eu li os 2, todos os livros. E amei os 2.
Achei errado vc julgar quem lê, falando que faltam 535 adolescentes carentes. Acho que realmente não é por aí.
Você pode não gostar, mas assim como é o fim os crepúsculos maníacos saírem por aí metendo o pau em quem não gosta, sua colocação ficou bem pejorativa.
Desculpa, só to falando o que eu acho Luh
=]
Bjos