15.11.08

A professora

Acontece que literatura tinha todo o potencial para se tornar minha matéria preferida, posto ocupado atualmente por história. Meus pais nunca me incentivaram a ler e não sei por qual razão adquiri o hábito da leitura. O problema é que eu tenho o mesmo professor de literatura desde o primeiro ano. Ele não chega nem perto de ser um bom professor. Sério. Alguém já leu aquelas reportagens sobre educação que falam de professores que pretendem doutrinar os alunos? Bem, ele é desse jeitinho. Além de ser contraditório e não ter bons argumentos.

O primeiro contato que tive com uma professora que ensinasse literatura de verdade foi na aula de análise de obras para o vestibular da UEMA (o de julho). Por apenas 20 reais (a concorrência cobra mais de 70!), passei uma das melhores tardes da minha vida (apesar da cadeira desconfortável) ouvindo sobre Machado de Assis (Quincas Borba), Guimarães Rosa (Sagarana) e Padre Antônio Vieira (Sermão de Santo Antônio aos Peixes). Ela demonstrava inteligência, fazia analogias interessantes e contava os livros como se fossem grandes fofocas. Era quase um trabalho teatral, como ela mesma disse.

O próximo vestibular da UEMA está chegando (faltam 8 dias!) e eu precisava assistir a uma aula sobre as obras. Dedico todo o meu "tempo livre" aos livros da UFSC, mas minha segunda etapa da UEMA vai ter português já que me inscrevi para Letras. Perdi uma aula, duas aulas da professora maravilhosa. Até a aula da concorrência caríssima eu perdi. Por sorte, a professora resolveu fazer mais uma análise ontem. Viriato Correia, Basílio da Gama, José de Alencar, Martins Pena e José Cabral de Melo Neto. Sinceramente? Senti vontade de ler todas as obras. Ah se eu tivesse o meu tão sonhado dia de 29 horas...

p.s.: A análise de obras para o vestibular da UFMA acontece ainda esse mês. Adivinha quem vai guardar sua vaga já no começo da semana que vem?
p.p.s.: Obrigada, professora, a ajudar a clarear as minhas idéias. Não é sempre que eu tenho certeza de que prefiro humanas a exatas.

Nenhum comentário: