10.4.08

Ainda não posso mudar o mundo,

mas mudo a minha escola, por enquanto.

Nesse ano, a matéria de geografia foi dividida para dois professores. Um deles é conhecido aqui em São Luís e é muito bom (até deu aula para mamãe, mas isso é assunto para outro post). O outro foi contratado por causa das suas referências (professor A). Bem, com esse outro, foi ódio a primeira vista. No início, o louco queria nos mandar fazer um mapa político do Brasil (as regiões tinham de estar pintadas, sendo que a cor azul não poderia ser usada já que é a cor do oceano). Eu, particularmente, já passei dessa fase de desenhar mapas e se alguém não sabe as capitais e estados do Brasil, o problema não é meu. Ele também começou a ridicularizar alunos de escolas públicas e foi aí que eu percebi a sua falta de ética. Ele chegou a dizer que aluno de escola pública nem sabia calcular a média das suas notas.

A aula dele não é boa e ele ainda nos trata como se fôssemos burros já que as aulas que "assisto" são iguais àquelas que assisti quando estava na quinta série. Enfim, tanto reclamei desse professor para o coordenador que acabei metida nas reuniões com os líderes da minha sala e passei a reclamar diretamente para a diretora. Com todos os meus argumentos, que não são poucos, consegui que tivéssemos uma aula experimental com o professor de geografia do turno da tarde. Nem precisa dizer que a aula foi quinhentas mil vezes melhor que a do professor A, certo?

Depois da aula, eu e mais dois colegas de sala fomos conversar novamente com a diretora. Após dizer que tinha gostado da aula do novo professor e reenumerar os defeitos do professor "atual", ela já estava praticamente combinando com o novo professor o horário das aulas dele para o terceiro ano. Só saí de lá porque já estavam me esperando, mas saí satisfeita. Amanhã teremos mais uma aula experimental com o novo professor e eu duvido que alguém seja capaz de não gostar.

p.s.: Um dos argumentos do meu-colega-que-acha-que-professores-são-deuses é que o professor A se preocupa com a gente. Ele diz isso só porque ele forneceu a uma aluna umas provas de geografia da UFMA e outros materiais de aula. Alô-ôu, qualquer um consegue acessar o site da universidade e baixar as tais provas. Além disso, mamãe também se preocupa muito comigo, mas nem por isso me ensina geografia.
p.p.s.: Na última aula dele que assisti, ele deu aula sobre fuso horário com um material no datashow que consistia em um marujo e papagaio explicando o assunto. Tão correspondente ao nível de um terceiro ano...

Nenhum comentário: