26.4.08

Devaneio no ônibus

Muito cansado, Roberto voltava para casa e, na fila do ônibus, prestou atenção na conversa de duas amigas. Falavam de provas. "Devem estar na escola ainda", pensou. Elas tiraram sua dúvida quando começaram a falar sobre a unificação da Alemanha e de outro país da Europa. A mais alta falava para a baixinha que ela já devia saber o que era um tal de "zolverein" porque ela tinha certeza de que cairia na prova do dia seguinte. Parece que era um acordo de livre comércio, ele não entendeu muito bem. Deduziu que a mais alta era a mais estudiosa já que explicava o assunto para a outra. "Eu não sei o que era esse acordo, Lu", a baixinha falou para a mais estudiosa. Qual seria o nome dela? Luciana? Ludmila? Luara? Talvez Lúcia... Lembrou, então, do ônibus e quando virou de costas, percebeu que o mesmo estava entrando na integração. "Finalmente". As amigas se despediram. A baixinha foi para a outra plataforma esperar seu ônibus e a mais alta continuou na fila.

Enquanto entrava no ônibus, percebeu que a menina da fila era meio indecisa. Parecia escolher o lugar para sentar e ficou desnorteada quando encontrou outra amiga lá. "Ei, Daniele". E a Daniele falou "Oi, Luisa." Então o nome dela era Luisa. "Como não pensei antes? Tem tudo a ver com ela." Roberto sentou no banco na frente da menina. Pelo vidro da janela, percebeu que ela lia alguma coisa. "Deve estar estudando para as provas."

Ele esqueceu da menina atrás dele até que ela falou com a amiga.

- Tu tava na escola hoje?
- Tava!
- Não te vi... Tu foi de qual profissão?
- Nenhuma.
- Ah, sem graça.

"Profissão? Que menina doida." O rapaz passou boa parte do trajeto tentando não cochilar, estava com sono mesmo. Perto do ponto final, a amiga falou com a Luisa de novo:

- Luisa, pára de estudar!
- Ô, menina, eu tô estudando agora porque mais tarde eu vou pro show.
- Show, que show?
- O de Nando Reis.
- Ah, tá... E tu já estudou tudo?
- Falta ler umas coisas de história: imperialismo e revisar Brasil. E tu?
- Eita, eu ainda tenho que estudar física e história!
- Tudo!?
- É.
- Meu deus.

Quando desceu no ponto final, seguiu para a direita. Luisa seguiu reto e desceu uma ladeira. "Será que ela mora nos prédios?"

Ao invés de ler o assunto de química na volta para casa ontem, fiquei imaginando essa situação só porque o cara que tava atrás de mim na fila sentou no banco da minha frente. Ah, e por causa da minha mania de perseguição também. Mas deve ser bem fácil saber da minha vida, socorro.

p.s.: Eu não moro nos prédios.
p.p.s.: A pergunta sobre a profissão não foi do nada. Tinha sido o trote do dia. Fotos no flickr.

Nenhum comentário: