17.1.09

MTV's Wuthering Heights

Ontem fui à loucadora para devolver o DVD que eu esqueci dentro do aparelho (duh!) e aproveitei para alugar mais. Afinal, estou de férias e meu padrasto deixou uns créditos lá antes de viajar. Enquanto passava o olho na estante com filme antigos, mas nem tanto, li "O Morro dos Ventos Uivantes". Parei, olhei melhor. Esse título não combinava com a capa moderninha já que a última versão para o cinema que eu conheço é de 1992! Tirei-o da estante e descobri que era uma versão produzida pela MTV em 2003 e adaptada aos tempos de hoje.
Posters da versão de 1992 e da versão moderninha da MTV

O Morro dos Ventos Uivantes foi escrito em 1847 pela britânica Emily Brontë e conta a triste história de amor de Heathcliff e Catherine. Cathy, como era chamada, vivia numa casa distante com o pai, o irmão e os criados... Até que o pai volta de uma de suas viagens com Heathcliff ainda menino (ele era órfão). Enquanto Cathy se aproxima cada vez mais de Heathcliff, seu irmão, Hindley, não reage bem à chegada do novo membro da família e fica enciumado. Com a morte do pai, Hindley herda todas as suas posses e passa a humilhar o amado da irmã. Ela casa, então, com Edgar, o vizinho que era muito rico, e a história fica cada vez mais sombria e melancólica. Heathcliff casa com a irmã de Edgar. Cathy engravida do marido, morre no parto e passa a assombrar a casa onde morava no morro dos ventos uivantes.
Cathy da versão de 92 (que eu achei bem fiel ao livro) e Cate (!!!)

O filme da MTV tem muita música, óbvio. Nele, a maioria dos nomes das personagens muda. Cate vive com o pai e o irmão na casa do farol, que é bem afastada da cidade. Hendrix, o irmão, tem todo um estilo heavy metal e Heath (ex- Heathcliff) tem toda uma pinta de astro do pop. Quando o pai morre e Hendrix vira dono da casa, Heath passa a viver com a irmã de Edward (Edgar) na escola interna onde ela estuda. Ele passa os dias escrevendo e gravando músicas nos aparelhos que ela comprou só para ele e vai embora de lá quando fica chateado por ela ter divulgado suas músicas na internet. Sim, Heath fica famoso e rico instantaneamente. Acaba comprando a casa do farol, pois Hendrix já estava todo endividado (acontece situação semelhante no original). No fim, Cate, que estava casada com Edgar, trai o marido com Heath, engravida, morre no parto e seu espírito permanece na casa do farol.
Heathcliff bicho e Heath galã
Emily Brontë deve ter se revirado no túmulo em 2003, ano de lançamento do filme. Tiraram todo o clima sombrio da história. Heathcliff, que era descrito como um bicho, vira um galã de cabelos lisos e loiros. A irmã de Edgar, toda iludida e apaixonada por Heathcliff, vira uma groupie que só usa roupas mínimas. E sabe qual é a pior parte? As músicas são horríveis. As letras não têm um pingo de criatividade, as melodias são todas iguais e eu não gostei de nenhuma! Até as músicas de High School Musical são melhores. Só assista se você estiver realmente preparada para ver um verdadeiro xingamento a um dos clássicos da literatura inglesa!
Heathcliff & Cathy e Cate & Heath. Não entendi o problema da MTV com os morenos.

Um comentário:

Tatiane Costenaro disse...

Sinceramente, nem tive paciência de assistir até o final esse "Morro dos Ventos Uivantes" de 2003, não acho nem que esse filminho merecia esse título fabuloso do romance mais lindo que já li e assisti na versão mais fiel ao livro que é a de 1992. u.u
Se eu fosse descendente de Emily Brontë, não permitiria a gravação desse filme com o nome e características da obra de Emily, aliás, até meteria um processo neles. ¬¬'