9.2.10

Post de fã

Já deve fazer um ano que a Meg Cabot lançou o último livro da série O Diário da Princesa e, bem, só fui ler Princesa para sempre esse mês. Até lembro do dia - há muito tempo - quando eu morava em São Luís e mamãe chegou de uma viagem trazendo o primeiro livro de presente pra mim. Como eu gostei da história, ela foi me dando os volumes já lançados até que eu li todos e tive que esperar o lançamento do resto a partir de A Princesa de Rosa-shocking. Eu já sabia que o último livro já estava à venda desde o primeiro semestre do ano passado, mas não é que eu estivesse com pressa pra ler. Talvez não tenha comprado pra não acabar com a série logo. Afinal, foram 10 livros que me acompanharam durante pelo menos seis anos.

E, sabe, eu sou muito fã de Meg Cabot. Porque é leitura adolescente, é leitura pra menina, mas tem muita referência boa na história. Foi a partir dessa coleção que eu me interessei por O Morro dos Ventos Uivantes e até O Fantasma da Ópera (se eu não estou enganada). Sem contar que depois de ler um dos livros, quando eles ainda não eram tão famosos e ainda não existiam tantos blogs assim, googleei e encontrei o blog de uma menina do interior do Rio falando sobre a série. Nos conhecemos e ficamos amigas. Ela tinha 14 anos, agora tem 20! E, sabe, essa amiga que me motivou a continuar tendo blog... Hoje ela não tem mais, mas teve durante muito tempo. E ela vivia fazendo "templates" exclusivos pra mim, isso quando eu ainda tava no blogger. Enfim, assim como a Mia defende no último diário que romances são necessários, eu também defendo. Porque romance é um tipo de leitura que é impossível não ser prazeroso. Nossa mente precisa desse descanso.

Ilustração da Irena Freitas, porque eu percebi que a Mia não tem imagem nenhuma na minha cabeça! Às vezes ela aparece meio Anne Hathaway, às vezes nem isso. Não tenho esse hábito de imaginar personagens, mas isso é assunto pra outro dia.

Além de marcar o fim dos "diários divulgados" da Mia, Forever Princess também foi o primeiro livro que eu li em inglês. Sim, eu tenho 18 anos, sou formada em inglês pelo Wizard, mas nunca tinha lido um livro nessa língua. Não é de se estranhar que eu ainda não seja fluente, né? Bem, eu tava querendo comprar o livro, em português mesmo, em dezembro quando estava de férias em São Luís. Mas um livro de 25 reais não compensaria um frete lá pro Maranhão, né? Lembrei daquele dia em julho que fiquei em Miami e fui ao shopping. Lembrei da livraria e de ter visto o livro em inglês lá. E de ter lido as últimas páginas pra descobrir com quem a Mia ficava no final, mas isso não vem ao caso. Deixei pra comprar lá e assim o fiz. No primeiro dia em Miami, aquele que eu dei uma de Becky Bloom no Dolphin Mall, comprei o livro no mesmo lugar onde comprei meu moleskine querido.

Comecei a ler Forever Princess no voo de Miami pra NY e, no começo, tava meio travada. A linguagem é fácil, então eu entendia 95% das palavras só que lia meio empacando. Achei a "voz" da Mia meio estranha em outra língua. Por quase todo o voo, achei que a voz Mia traduzida pela Ana Ban nunca seria a mesma que a Meg Cabot deu a ela. Mas sim, eu consegui encontrar a Mia abrasileirada na versão original. Continuei a leitura só aqui na Jamaica e terminei de ler no mesmo dia. E, sinceramente, esse foi o melhor livro da série pra mim. Não sei se porque em inglês a personagem principal parece mais autêntica. Ou se depois de conhecer Manhattan eu já tinha ido a alguns lugares que aparecem na história. A série O Diário da Princesa foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida leitora e eu espero nunca ter vergonha de falar isso.

p.s.: Eu só preciso reclamar uma coisinha da tradutora e editora do livro, seja lá quem tomou essa decisão. No início da série, o J.P. aparece como "o cara que odiava milho no chili" e depois eles resolvem traduzir para " o cara que odiava milho no feijão" só porque ele ganha um destaque maior na história? Era melhor ter deixado "chili" mesmo!
p.p.s.: Não consegui ser sucinta na hora de falar sobre Meg Cabot. Mas em 6 anos não escrevi nenhum outro post sobre ela e seus livros. Tinha que escrever tanto, né?

13 comentários:

Irena Freitas disse...

O primeiro livro que li em inglês também foi um da Meg Cabot! Lembro de ter tido a sua mesma dificuldade: entendia as palavras, mas me sentia um pouco empacada. Também lembro de ter achado a escrita da Meg em inglês COMPLETAMENTE diferente da tradução, é tudo mais informal, mas solto, meio que como bate-papo.
Acho que adoro a Meg Cabot pelos seus mesmos motivos. Aprendi muita coisa com os livros dela, e ela é única escritora adolescente que conseguiu criar personagens com quem eu me identifico.
Eu tenho toda coleção do Diário da Princesa em português só o meu último é em inglês também, HAHAHA! Estava nos USA quando o último livro foi lançado nas livrarias e não resisti.


P.S.: eu adorei esse último livro, mas não gostei do que aconteceu com o J.P., achei um tanto forçado, sabe?

Joana disse...

Nunca li nenhum livro da Meg Cabot, mas ela merece todos os méritos do mundo por ter feito você ler 'O Morro dos Ventos Uivantes'. O Morro... foi um dos primeiros livros "sérios" que eu li e até hoje é o meu favorito. Acho que todas as meninas deveriam ler, por isso, sempre que tem amigo oculto e a pessoa pede livro eu compro esse e dou uahuahuauhauha Já virei a maníaca do "morro dos ventos uivantes".

Aaah, você ler Jane Eyre? É da outra irmã Brontë! Se você gostou do morro, vai adorar esse também!

Unknown disse...

Ai *-*! Eu cresci lendo a série e confesso que depois que ganhei o último livro demorei dois meses para lê-lo por que não queria que acabasse! A meg transformou o meu modo de pensar e me inspirou a escrever (embora eu seja um fracasso, mas tudo bem) e eu gostei mais desse último com certeza!

---
Eu comprei o livro Memórias de uma gueixa por 9,90 no Submarino (com o frete ficou 18,00 e pouco)mas comparado ao preço numa livraria compensa mil vezes pedir pelo submarino.

Gabriela P. disse...

Por mais estranho que pareça, a Mia me ajudou em um dos momentos mais difíceis da minha vida!
Meg Cabot é FAN-TÁS-TI-CA!
Só tenho o nono livro da série, mas quero adquirir o restante o mais rápido possível!
Beijo

Ana Luísa disse...

Ei Lu! Eu acho que a Meg merece tbm um post no meu blog. Eu terminei de ler o diário da princesa agora em dezembro, amei
=]
E não. Infelizmente não moro mais em São Paulo. To morando em Curitiba. Mas assim que terminar a faculdade dou um jeito de voltar pra lá, hahaha.
Beijoss

Anônimo disse...

Acho que 100% das garotas gostam de Meg Cabot! Eu já tive uma curiosidade danada pra ler algum livro dela, mas sabe quando você é um menino e olha um título como "A garota americana" ou "O diário da princesa"? Hahaha, claro que você não deve saber... Bom, eu meio que desanimo.

E, ah!, não vejo maneira melhor de ilustrar alguém. Se fosse no meu caso, eu ficaria completamente honrado em passar uma imagem à la personagem de Irena. Pena que não sou personagem de um livro para isso...

Beijo.

Gabi disse...

Meu... As pessoas falam assim:eu fui pra NY, eu fui pra Inglaterra, eu fui pra seiláonde... Você foi pra JAMAICA. Achei sensacional! Ainda mais ter ido ao cinema de lá.
Eu baixei esse filme pela internet e adorei. Também achei um dos melhores filmes do ano. A Meryl é ÓTIMA. E a história é boa também. Acho que não a imaginava fazendo comédia desse tipo.

Eu adoro O Diário da Princesa. Infelizmente não pude ler muitos, nunca compro e também nunca acho alguém pra me emprestar. Mas a Meg tem um jeito de escrever que atrai né... É aquele tipo de leitura que você não larga o livro nem para ir ao banheiro.

Beijos.

Deyse Batista disse...

Meu... As pessoas falam assim:eu fui pra NY, eu fui pra Inglaterra, eu fui pra seiláonde... Você foi pra JAMAICA. Achei sensacional![2] Esqueci de comentar isso! Admito que bateu uma invejinha, porque não tem lugar NO MUNDO que eu queira conhecer mais que a Jamaica! Ok, me controlei.

Meg *-* Eu tenho uns 4 livros dela, sem contar os 7 primeiros de Diário da Princesa. Pena que tive que parar com a série porque os livros da faculdade viraram prioridade - sim, eu comecei a ler Meg já na faculdade, vai entender. Mas ainda bem que não soltou spoillers aqui, fiquei com medo, haha. Outra coisa: odeio os filmes dos livros. Maltrataram muitoa história na hora da adaptação, fala sério! E quanto à Morro dos Ventos Uivantes, ainda (L) Mas eu viciei graças Crepúsculo, então...

ps.: viu que a Capricho lançou um concurso de contos onde a Meg que vai escolher a ganhadora? Um sonho isso e *-* Enfim.

Beijos!

Deborah disse...

Eu gosto muito da Meg Cabot... começou com o diário da princesa, mas acho que minha preferida é a Sam de "A garota americana".

E o legal é o jeito diferente de apresentar a história... A Mia nos conta tudo por diário e "O garoto da casa ao lado" é todo via emails.. já leu?

Sofia Alves disse...

Li um livro da Meg cabot, que peguei aleatoriamente na biblioteca, e acho que dei azar, porque todo mundo fala tão bem dela, mas desse especialmente não gostei tanto.
Nossa, eu sou uma porcaria em inglês, pra mim seria impossível ler nessa língua.
Um beeeijo!

Luiza. disse...

Até hoje nunca li um livro da Meg Cabot, mas parecem ser bem legais. Tenho bastante preguiça de ler séries e como a maioria dela é assim nem me animei.
Vou me formar no cultura inglesa esse ano, talvez escolha letras no vestibular e nunca li nenhum livro em inglês. que vergonha de mim! shauhsauha'

Leticia disse...

minha história é praticamente a mesma. também comecei a ler com uns 14 anos e agora tenho 19. Nunca li o Diário em ingles, mas tenho muita vontadede ler em inglês. A Meg é demais e conhecer pessoalmente ela aqui em sp foi o máximo.
parabéns pelo blog, tá lindo!

Gabriela disse...

Nunca li a série O Diário da Princesa! Mas já li muitos livros da Meg, a série dela que mais gosto é A Mediadora! Também li alguns em inglês, talvez até meu primeiro livro em inglês tenha sido dela, não lembro bem. Li How to Be Popular? e outra série chamada 1-800-where-r-you. A linguagem dos livros dela em inglês é ótima, bem fácil de entender :) Ah, lembrei outro que também adorei,foi Avalon High. Na verdade são tantos e no fim das contas gosto de todos aiueuaie :D