20.1.08

Sobre relacionamentos

''Quando você está amando e sofrendo, você não está amando. Porque quando se sofre não se ama de verdade''

Escutei uma garota falando isso em um daqueles programas da MTV tipo Vidalog há muito tempo e anotei porque, instantaneamente, lembrei do relacionamento que vivia uma conhecida na época. Eu, que gosto de estar solteira no momento, não tenho nada contra relacionamentos longos nos quais as pessoas se entregam totalmente e tudo mais. Só que relacionamentos desse jeito têm que acrescentar algo às pessoas e deixá-las felizes, é claro. Nada funciona direito quando só um é feliz e só um cede às exigências (ou frescuras) do outro.

O pior é quando você vê alguém deixando de viver a sua vida, perdendo uma parte da mesma que nunca voltará (afinal, nenhuma volta mesmo), perdendo seus amigos, perdendo seus hábitos, seus gostos, suas particularidades. Toda essa ausência de autoritarismo causando uma perda de personalidade. Ver alguém mudando completamente por causa de uma outra pessoa que nem vale à pena é triste. Ver uma mulher submissa em pleno século XXI é mais triste ainda e, pior, revoltante.

Ontem mesmo quando via a vitrine de uma livraria, reparei em um livro chamado Quando Termina é Porque Acabou (Greg Behrendt & Amiira Ruotola-Behrendt) que me lembrou aquela mesma conhecida que falei anteriormente. Depois de toda uma fase de torcida para que aquele relacionamento revoltante terminasse, começou outra fase ainda pior. Uma fase repleta de ilusões na qual ela está completamente cega e não acredita poder estar sendo iludida. Sempre pensei que após o término de um relacionamento, deveríamos curtir a fossa e, depois, superar. Não adianta ficar vivendo de passado que ele nunca virará futuro. É a hora de ouvir a verdade de quem se preocupa e sofrer logo tudo de uma vez para ficar, enfim, livre de todo sofrimento. Uma pessoa que escuta tudo e torna seus os pensamentos de outro, deveria ouvir A verdade ao invés de colocar na cabeça que não vai tomar a vacina contra a febre amarela só porque não sabe onde está sua carteirinha de vacinação e talvez sofra efeitos colaterais sendo que é pouco provável que já tenha tomado a tal vacina em toda a vida.

Nenhum comentário: