30.7.08

Amigo é casa

"Amigo é feito casa que se faz aos poucos
e com paciência pra durar pra sempre
Mas é preciso ter muito tijolo e terra
preparar reboco, construir tramelas
Usar a sapiência de um João-de-barro
que constrói com arte a sua residência
há que o alicerce seja muito resistente
que às chuvas e aos ventos possa então a proteger"
(Capiba / Hermínio Bello de Carvalho)

Amizade é uma relação pura. Pode existir desde o princípio ou surgir aos poucos, sem ter um ponto de partida exato. E, principalmente, é a base da convivência humana. Já pensou estar cercado de pessoas pelas quais você não sente simpatia alguma?

Há mais ou menos três anos, conheci uma garota. A primeira impressão que tive dela foi de uma pessoa mimada e materialista. Brigamos algumas (muitas) vezes e acabamos nos tornando amigas. Grandes amigas. No entanto, ocorreram mudanças: mudei de turno na escola e depois ela começou a faculdade. Nossa amizade não continuou a mesma, tornou-se mais forte.

Mas eu comecei a estudar para o vestibular e, junto com a rotina puxada, veio a minha ausência. Eu já não tinha tanto tempo livre para dedicar a ela. O que eu esperava? Compreensão, é claro. Mas não foi isso que eu encontrei.

Ela se mostrava chateada quando eu a trocava pelos livros (didáticos) e eu não via nela o apoio e o otimismo que eu via nas outras pessoas. Para mim, amizade é sinônimo de companheirismo e significa um carinho eterno. As pessoas podem passar anos longe uma da outra sem nem ao menos manterem contato. O sentimento não é finito.

Agora a gente não se fala mais direito, ela resolveu economizar nas palavras quando estamos “conversando”. Ela precisa entender que ninguém está sempre à nossa disposição e que estar distante não é o mesmo que evitar alguém. Espero que um dia ríamos juntas disso tudo.

Nenhum comentário: