3.9.08

Eritroblastose fetal

"A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre quando uma mãe de Rh negativo que já tenha tido uma criança com Rh+ (ou que tenha tido contato com sangue Rh+) dá à luz uma criança com Rh positivo. Depois desse contato com o sague Rh positivo, o corpo da mãe cria anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias caracterizadas pelo Rh+. Durante a segunda gravidez, esses anticorpos podem atravessar a placenta e provocar a hemólise (rompimento das hemácias) do sangue da segunda criança."

Minha irmã é Rh positivo. Eu sou Rh positivo. Talvez minha mãe seja Rh negativo, não tenho certeza de que ela diz a verdade quando afirma o contrário. Sei que com os avanços da medicina essa doença é facilmente evitada quando é feito o acompanhamento pré-natal. Mas, sabe, é muita coincidência eu ter tido icterícia quando era um bebê e ter anemia até hoje (seqüelas dessa doença).

p.s.: Eu juro que não acho que tenho eritroblastose só porque estou estudando isso em biologia.
p.p.s.: Hoje eu gravei uma entrevista sobre a esperança que nunca morre. Acho que a reportagem só vai aparecer amanhã na segunda edição do jornal local. Socorro.

Nenhum comentário: