5.2.09

Ele sempre para para falar comigo

Quando ouvi as primeiras notícias que anunciavam a reforma ortográfica da Língua Portuguesa, fiquei curiosa. Quando descobri que perderia o meu querido trema e alguns dos acentos que deixavam algumas palavras mais charmosas, fiquei um tanto chateada.

Sempre gostei muito da nossa língua - quando bem falada e bem escrita, é claro - e o seu ponto forte é a ortografia. Línguas como espanhol, inglês e frânces ficam mais bonitas quando são faladas. Já o português, fica bem mais charmoso no papel. Toda vez que termino um texto - principalmente se o escrevi no computador - fico admirando a beleza das nossas palavras. O trema e os acentos são como a maquiagem e as palavras são como as mulheres. Conseguimos viver sem nossos cosméticos, mas ficamos ainda mais bonitas com eles.

De início, ignorei a reforma. Cheguei a cogitar a ideia de usar trema e acentos diferencias para sempre, já que o avô da minha ex-professora de Redação escreveu "pharmácia" até os seus últimos dias. Nesse ano, vi que as revistas, os jornais e até os sites de notícias já estão seguindo as novas regras. Pensei melhor e decidi largar de ser birrenta. Ninguém consultou a população sobre o acordo ortográfico, mas ele já foi assinado, não tem para onde correr. O mínimo que eu posso - e vou - fazer é começar o meu curso de Jornalismo já escrevendo o "novo" português corretamente. Mesmo sabendo que vou ter problemas com a regrinha do hífen por um bom tempo!

Nenhum comentário: