13.2.09

Porquê eu gosto tanto de livrarias

“O amargo do cappuccino tem algo escondido para conquistar o gosto de tantas pessoas. Essa mistura de café e chocolate que eu prefiro nem saber como é feita (prefiro a minha visão psedoidealizada) me deixa curiosa, chama a minha atenção e me faz ser dominada pela gula quando passo por lanchonetes que vendem café expresso.”

Tive a tarde livre num shopping e resolvi conhecer a lanchonete charmosinha que abriu recentemente. Pedi um capuccino e quatro pães de queijo. Só me dei conta da besteira que tinha feito quando sentei à mesa. O relógio apontava três horas da tarde e o tempo estava quente, quentíssimo, como sempre. Eu já estava com calor e ainda ia tomar uma bebida quente! Mas valeu à pena. Logo o sol abrandou e comecei a sentir um ventinho gostoso. Senti a perfeição do momento e escrevi algumas linhas na minha agenda. Não vejo muitas pessoas sozinhas gastando tempo livre enquanto tomam café, mas tinha um rapaz perto da minha mesa que ficou lá bem mais tempo que eu. Só não sei o que ele estava fazendo. Eu estava usando meus óculos, mas não sou assim tão curiosa.

Pouco depois, dei a minha primeira passada na livraria. Passei o olho por todas as estantes possíveis – até por aquelas com livros sobre engenharia. Fiquei interessada nas versões pocket de O Perfume (Patrick Süskind) e Paula (Isabel Allende), mas fui embora. Depois de bater perna, me apaixonar por uns óculos de grau caríssimos, senti uma vontade imensa de comprar um daqueles livros. Essa vontade foi mais forte que eu e voltei à livraria. Peguei Paula da estante e estava na fila do Caixa quando descobri que ali vendia envelope roxo (procurei em todas as papelarias do shopping e não encontrei em nenhuma delas). Peguei cinco e antes que eu pensasse em voltar para a fila, um homem olhou o livro que eu estava comprando e perguntou “Você gosta de Literatura?”. Respondi com um “sim” tímido e ele se apresentou. Era o produtor e apresentador de um programa sobre literatura de uma rádio local e, assim do nada, perguntou se eu não gostaria de ser entrevistada. Acho que não teria muito o que falar, mesmo durante poucos minutos. Nem sei se vou mesmo ser entrevistada, mas ele disse que ia me procurar no orkut. Depois de um acontecimento tão inusitado, peguei O Perfume e paguei tudo.

Nenhum comentário: