16.2.09

Meus hábitos de leitora

1. Matenho uma lista de livros lidos. Cada letra do alfabeto tem a sua página e lá anoto os nomes do livro e do autor assim que termino uma leitura.

2. Não tenho uma coleção de marcadores de página, mas queria ter. Nunca vi muitos à venda e nem tenho paciência para fazer. Sem contar que vivo perdendo...

3. Não consigo começar a ler um livro sem ter lido a costa, as orelhas e até as informações técnicas. A melhor parte é descobrir o título original.

4. Cheiro livros. Tento evitar fazer isso na livraria para não parecer tão maluca, mas não resisto quando folheio o livro que algum amigo está lendo. Sinto o cheiro, que na maioria das vezes é ótimo, e ficam me olhando de um jeito estranho...

5. Sempre carrego um livro na bolsa. Quando saio sem, sinto-me nua. Fato.

6. Tenho a mania de abrir um livro e, ao invés de lê-lo, olhar para o horizonte e pensar na vida. Livros me inspiram.

7. Escrevo meu nome em todos os meus livros. Na parte da contracapa que fica coberta pela orelha.

8. Não faço comentários pelas páginas. Não é por pena, mas porque não sinto vontade de fazê-los.

9. Quando termino um capítulo e quero pensar no que acabei de ler, fecho o livro rápido, como se estivesse com raiva dele. É involuntário.

10. Reluto um tanto em abandonar uma leitura, mas já fiz isso algumas vezes.

11. Adoro emprestar livros para que pessoas que eu gosto conheçam livros que eu gosto, mas espero que me delvovam-nos vivos, por favor.

12. Tenho só cerca de 1/3 dos livros que já li na vida e não os arrumo seguindo qualquer tipo de padrão de organização.

13. Só leio, no máximo, dois livros ao mesmo tempo e não gosto que outras pessoas leiam o exemplar que estou lendo.

14. Consigo ler em lugares com um barulho razoável.

15. Não consigo ler e comer ao mesmo tempo.

16. Não me sinto mal ao ler dentro de carros e ônibus e nem acho que vou deslocar minha retina. Mas não consigo ler em aviões, prefiro dormir.

17. Adoro ler revistas e jornais. Adoro o cheiro do jornal também.

18. Não consigo ler no computador. Acabaria caindo na tentação de falar no msn, ver se tem scrap novo no orkut...

19. Gosto de ler trechos em voz alta ou de sussurrá-los.

20. Na maioria das vezes, esqueço de marcar a página em que parei a leitura e passo alguns minutos tentando achar o parágrafo em que parei.

21. Leio várias vezes o mesmo parágrafo até ter certeza de que entendi tudo.

22. Sempre procuro palavras desconhecidas no dicionário. Na maioria das vezes, fico com aquela palavra na cabeça e não consigo me concentrar até saber o que ela significa.

23. Nunca fui à biblioteca da minha cidade, apesar de saber onde é e morrer de vontade de conhecer.

24. Adoro escrever resenhas sobre os livros que li. Minha professora de redação me incentivava muito a fazer isso.

25. Leio em aulas chatas, enquanto esperava me buscarem na escola, no ônibus (ver item 16),... quando tenho a chance, pego o meu livro e começo a ler.

26. Quando entro em uma livraria, olho todos os livros possíveis e adoro passar a mão pelas lombadas deles.

27. Quando leio, acompanho as palavras com o dedo, senão me perco na leitura.

p.s.: Peguei essa ideia daqui e daqui.
p.p.s.: O post ficou enorme, mas nem ligo.

Nenhum comentário: