5.6.09

Piso tátil = ???


Eu não sabia o que era piso tátil. E, não. Não tenho vergonha de falar isso. Quando eu ia ou voltava andando para a faculdade, reparava que numa parte da calçada tinha essas lajotas diferentes. Ficava me perguntando porque elas estavam ali e ainda reclamava, porque de alguma forma elas me incomodavam. Até que um dia na aula de Realidade Brasileira a professora mostrou o vídeo de uma deputada cadeirante (Ou vereadora? Não Lembro) de São Paulo mostrando como é difícil para um deficiente andar na Avenida Paulista. No vídeo, ela falou do piso tátil e foi nesse momento que eu entendi o que eram as tais "lajotas diferentes".
Nunca vi uma calçada sequer em São Luís que tivesse piso tátil. Das viagens que eu lembro, passei por várias capitais nordestinas, mas não lembro de ter visto alguma vez na vida. Hoje eu estava pensando nisso e percebi que morar a vida toda num lugar realmente deixa a pessoa meio que alienada. Assim como eu não conhecia piso tátil, muita gente daqui não sabe como é o Nordeste de verdade. Muito menos o Maranhão. Não adianta só enfiar a cara nos livros, conseguir passar no vestibular. Você já deve ter ouvido falar muito disso, mas conhecimento de mundo é essencial. Por isso, vou fazer um mochilão pelo Brasil inteiro (não mesmo!, mas bem que eu queria).

Nenhum comentário: