5.7.09

Olá, férias!

Para acabar com os posts "meus trabalhos de faculdade" desse semestre, vim mostrar os trabalhos finais que fiz para as disciplinas Redação para Rádio (para variar um pouco...) e Introdução às Artes Gráficas.
1) Inicialmente, o trabalho final de rádio tinha tema livre e eu já estava planejando fazer sobre o Maranhão. Mas o professor resolveu dar um tema: bastidores. Não quis pegar nada do tipo "shows, televisão, cinema, teatro" porque são bem clichês e um monte de gente já tava escolhendo esses. Depois de muito pensar, escolhi o Boi de Mamão ("folguedo catarinense filho legítimo do Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá"). Fiz umas ligações e descobri um arraial onde haveria a apresentação de um grupo. Chegou a data
marcada e era justamente o último dia de mamãe aqui em Florianópolis (logo depois da viagem à Brasília). Eu tinha que escolher: deixar mamãe no aeroporto ou adiantar meu trabalho de rádio? Escolhi a primeira opção e atrasei toda minha vida. Não soube mais de arraial nenhum (terra sem cultura é fogo) e precisava de outro tema. Depois de ter o tema furado mais algumas vezes, finalmente escolhi falar sobre os bastidores de um telecar, aquele serviço de homenagens ao vivo. Foi tudo corrido, tive que fazer a entrevista por telefone (no laboratório de rádio, tem um telefone que podemos usar para fazer entrevista), passei a madrugada anterior à entrega do trabalho editando, mas deu tudo certo. (Não consegui hospedar o áudio no GoEar, então deixo um link para o arquivo no tumblr!) Clique aqui para ouvir.

2) Para Artes Gráficas, tínhamos que diagramar a capa de um jornal tablóide no photoshop. Oi? Eu sei que meu professor adorava nos mandar "brincar" nesse programa, mas diagramar nele? Como assim?! Indesign kd kd. Ainda não entendi a razão desse exercício já que vamos diagramar no Indesign para o resto da vida, mas tudo bem. Escolhi o tema "rodeio", ispirada pela minha dupla que é do interioRRR de São Paulo. Olhando agora, vejo que o espaçamento entre a manchete e a cabeça do jornal ficou muito grande e que isso desequilibra bastante a diagramação, mas já é tarde, né? Fazer esse trabalho foi bem divertido. Não rolou estresse porque eu e minha dupla já tínhamos uma noção de photoshop. Minha irmã sempre tinha o programa instalado no nosso computador porque ela estuda design. Eu "brincava" (já treinando para as aulas de Artes Gráficas), mas nunca imaginei que fosse fazer um trabalho nele, sei lá. Enfim, essa é a nossa Folha do Peão. (Clique aqui para ver ampliada)

Nenhum comentário: