26.10.07

Camarões, esponjas e o Japão

- Kuriko era um camarão fêmea um tanto solitário que, apesar de ser jovem, não lembrava muito bem de sua infância. Apenas possuía vagas lembranças de uma casa de forma cilíndrica e sabia que teve que sair de perto dos seus pais ainda cedo.

- Sim, Kuriko tinha amigos e costumava frequentar as festas mais badaladas dos corais perto da casa que dividia com Tomoyo (as amigas moravam no Condomínio Coral Village). Porém, apesar da vida que levava, Kuriko se sentia só e frequentemente estava triste.

- Até que num tedioso domingo ensolarado, quando voltava da sua natação habitual, Kuriko conheceu Yakuda e logo percebeu que este era o camarão da sua vida.

- Yakuda e Kuriko passaram a se encontrar todos os dias e viviam uma linda história de amor. Estavam apaixonados.

- Numa noite de lua cheia, Yakuda preparou um jantar à luz de velas num coral deserto para Kuriko. Lá, fez o pedido com o qual todo camarão fêmea sonha. Ele a convidou para habitarem uma esponja e lá ficarem até esta morrer.

- Kuriko e Yakuda tiveram uma vida muito feliz dentro de sua esponja e tiveram muitos filhos saudáveis. No fim, Kuriko lembrou que a cada dos pais da qual lembrava também era uma esponja. Sua mãe, assim como ela, encontrara o camarão perfeito.

Texto escrito após estudar biologia (poríferos) e descobrir que camarões chamados de espongícolas habitam esponjas da classe Hexactinellidae e se alimentam e fazem todo o resto através do fluxo de água que passa pelas esponjas. Eles tem filhinhos que saem pelo ósculo (abertura da esponja) e morrem quando a esponja morre. Ah, eles ficam pra sempre na esponja porque crescem e não conseguem mais passar pelo ósculo. No Japão e nas Filipinas, o esqueleto da esponja com os esqueletos do casal de camarões é um presente típico de casamento que simboliza que o amor dos pombinhos vai durar pra sempre. Achei isso lindo.

Nenhum comentário: