21.10.07

Feira de livros

# Ontem eu fui à Primeira Feira de Livros de São Luís (que pra mim foi a segunda, já que fui em outra no ano passado). Como uma criança numa loja de doces, percorri aqueles corredores e entrei em cada stand (a não ser aqueles que só vendiam livros infantis ou aqueles que vendiam enciclopédias).

Quando passávamos pela Praça Maria Aragão, procurando uma vaga, de um lado eu via aquela paisagem linda da beira-mar e do outro, aquela estrutura com a qual nós, maranhenses, não estamos acostumados mesmo. Sinceramente? Não parecia São Luís. Senti-me como se estivesse em uma cidade tipo Fortaleza ou Natal (sonha).

Embora só tivessem quatro corredores e poucos stands bons (porque tirando os infantis, não sobra quase nada! Tá, exagerei.), era tudo muito lindo. Todos aqueles livros lá em volta de mim. Todos gritando para eu os comprar. Amei passear por aquele paraíso e entrar em cada stand, ler títulos de livros, pegá-los, ler as costas e orelhas, abri-los e ler um parágrafo qualquer. Eu abri três versões de Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida (eu tava querendo ler desde que estudei em Literatura) e dessas três, duas eu abri na mesma página (113)! E ainda li o mesmo parágrafo. Cara, eu fico muito felizinha com essas coincidências.

- Três coisas que não gostei muito:
1) Para que todos aqueles livros que a gente encontra facilmente numa livraria? Acho que ninguém foi lá pra comprar livros de 55 reais (ou 40 ou 30). E o pior é que olhamos todos aqueles livros best-sellers que queremos ler e o preço desestimula total.
2) Acho que quando as pessoas abriam os livros, puxavam as capas o máximo que podiam porque quase todos os livros não fechavam direito. Eu ficava com muita pena.
3) Vi uma mulher completamente sem educação que estava lanchando e apoiando seu copo e sua coca-cola num dos livros que estavam à venda. Essa mulher não se toca? E nenhum vendedor reclamou. Ao menos eu não vi.

- Livros que comprei:
1) As Confissões de Max Tivoli (Andrew Sean Greer) – parecia livro de livraria mesmo e só nove reais *.*
2) Deus-dará (Ana Miranda) – livro de crônicas.
3) Clarissa (Érico Veríssimo) – mamãe que queria me dar um livro do Veríssimo e a capa dele é roxa. COMO eu iria negar?
4) Vestibular sem Medo, Passei Quatro Vezes na Fuvest (Renato Amaral) – mamãe que empurrou pra mim. E eu, com todo o meu complexo, claro que ia querer ler.
5) Um Rosto de Menina (Josué Montello) – eu não podia sair sem levar um livro dele, né? Pior foi mamãe que nem sabia que a feira era em homenagem a ele!

- Poucos. Ano passado eu comprei sete. Mas voltarei lá para o encerramento com Ariano Suassuna (assim que escreve, né?)

Nenhum comentário: