28.10.07

Marley, Mágico de Oz e Vingança

- Às vezes eu fico pensando: o que faz as pessoas contarem o final do livro para outras? Por um instante, pensei que eu também fazia isso (!) mas depois pensei melhor e vi que eu não faço. Quando vou falar o resumo de um livro, tento omitir a maior parte das coisas importantes e sempre deixo a pessoa com vontade de lê-lo (Mesmo estudando colocação pronominal em Português, não tenho a menor idéia se esse “-lo” devia estar mesmo aí).

- Como consta aqui do lado, eu estou lendo Marley & Eu. E, quando eu estou lendo qualquer livro que seja (quer dizer, menos aqueles imensos ou que precisam de dicionário do lado), eu sempre os levo para onde eu for. Principalmente no colégio. Resumindo, as pessoas que vão participar da gincana do meu colégio estavam ensaiando a dança (Somewhere Over the Rainbow do Mágico de Oz) e eu, conversando com um amigo. De repente, um menino que senta lá do outro lado do mundo, chega do nada e pergunta quem tava lendo o livro. Não me deixou nem abrir a boca e completou: “Ei, pô, ele morre no final”. Espumei de raiva e o mandei parar. “É, ele morre com aquela doença lá”. E tudo fez sentido. Depois dessa, claramente o Marley morre no final. “Essas fotos aí foram tiradas quando ele tava vivo”. (JURA?!).

- Enfim, eu fiquei toda tronxa porque, mesmo o Marley sendo o pior cão do mundo, eu me apeguei muito a ele. Principalmente porque o meu poodle foi roubado (longa história...). Lá estava eu: ouvindo uma versão super lenta de Somewhere Over the Rainbow, morrendo de “saudade” de alguém e fico sabendo que o Marley morreu (afinal, é uma não-ficção, né). Folheei as últimas páginas do livro e li fragmentos que confirmavam aquilo tudo. Derramei uma lágrima e fiquei triste durante o resto do dia. Talvez eu nem tivesse ficado tão triste se não estivesse ouvindo a música repetidamente.

- Eu pensei que eu contava finais porque, logo depois, contei pra duas amigas minhas o que tinha acontecido. E elas com certeza iriam ler o livro depois de mim. E foi aí que eu percebi que faço isso por vingança! Afinal, já que estragaram o meu barato, tenho que estragar o barato de outros (risada maléfica). Errr, me surpreendo com meu espírito de vingança. Tanto que estou contando para você o final do livro. Meu Deus, vou procurar uma terapia (!).

Nenhum comentário: