8.2.08

Então as aulas começaram...

... e agora sou uma vestibulanda oficial!

Tudo começou quando eu estava indo toda feliz e saltitante para o meu último primeiro dia de aula na escola. Assim que entrei no carro (quem me leva é tipo um transporte escolar; o homem é amigo da minha mãe), o ''motorista'' me perguntou se eu tinha passado no vestibular (aquele tipo de pergunta que você já sabe a resposta). Depois ele perguntou se eu queria jornalismo de fato. Quando eu disse que sim mas que ia pro sul, ele começou um discurso sobre jornalismo não dar dinheiro. No máximo, quando a pessoa montava uma ''escuta'' (ele quis dizer assessoria de imprensa) que estava ligada ao governo. Foram uns quinze minutos com ele tentando me fazer desistir do meu sonho. Eu nem fiquei com raiva, imagina. Mas, eu sei, não posso dar ouvidos àqueles que chamam assessoria de imprensa de ''escuta''. Ao menos quando cheguei na minha sala de aula, descobri que as cadeiras são estofadas e que até montaram um tablado para os professores já que a nossa sala suporta 56 alunos (antes mal cabia 40!).

Logo no primeiro dia, todos os diretores e coordenadores possíveis subiram no tablado e deram um discursinho sobre vestibular e motivação. Tudo isso porque o terceiro ano do passado foi o pior dos últimos onze anos do colégio (talvez até de todos os anos!), quase ninguém passou para a federal e o outdoor da escola deve ficar vazio, vazio. Ah, também tivemos onze horários.

Também no primeiro dia, fui marcada por um dos professores de matemática só porque eu disse que ele não podia generalizar quando dizia que pessoas da área de humanas não gostavam de matemática. Afinal, eu adoro. Ele entendeu que eu disse que as pessoas não tinham que gostar de matemática e física para fazer engenharia e passou pelo menos meia hora discursando sobre o assunto. Agora toda vez que alguém generaliza algo, o povo zoa comigo. Depois da aula à tarde (que termina 19 horas!) do primeiro dia, estava conversando com algumas meninas no portão.

Menina 1: Parece que ainda tem duas novatas pra entrar lá na sala.
Menina 2: Hoje só entrou aquela, né?
Eu: Duh, Menina 2, ela não entrou hoje, foi na aula de ontem!
Claro que eu tinha que começar o ano assim: tão esperta!

Nenhum comentário: