7.3.08

Se eu pudesse escolher um lugar do mundo pra passar um dia, onde eu passaria?

Quem me fez essa pergunta foi a Gabi. Num primeiro momento, achei que nenhum lugar me atrai tanto. É claro que eu ainda quero conhecer São Paulo, o Rio, New York, Buenos Aires, Londres e, principalmente, Florianópolis, maas não há nenhum lugar com o qual eu sonhe mesmo. Só que aí eu lembrei de Cabul. Sim, me refiro a capital do Afeganistão. Aquela cidade que não pode ser considerada bonita (não por meus padrões ocidentais).

Quando o Afeganistão estava na moda, li três livros sobre o país: O Livreiro de Cabul, O Caçador de Pipas e Mulheres de Cabul. O que eu mais gostei foi, sem dúvidas, o último. Ele mostra depoimentos de mulheres afegãs que falam sobre sua vida sem e com o Talibã. Além de mostrar fotos que foram tiradas pela autora do livro (Harriet Logan). É uma leitura rápida, li o livro em uma noite.


Voltando ao assunto do lugar para passar um dia. Eu queria ir a Cabul para conhecer mulheres que lutam contra o sistema lá vigente como algumas que aparecem no livro. Eu queria conhecer as escolas clandestinas para as meninas e dar livros a elas (por mais que eu ache que não conseguiria entrar com eles no país). Em apenas um dia, eu não conseguiria mudar quase nada, eu sei. Mas eu poderia fazer algumas garotas de sete, dez ou doze anos felizes por estarem conversando com uma ocidental que não usa burca no seu país e que pode ir a escola com todo mundo sabendo. Além de que, eu injetaria mais força ainda às mulheres adultas que correm o maior risco para ensinar essas garotas.


Só espero que as filhas dessas garotas (cuja maioria não têm acesso à educação) possam ir a escolas no futuro. Sem a burca e com lenços cobrindo o cabelo só se for como adereço, de preferência.
p.s.: mando um beijo para Lucas Cunha que eu tava devendo desde o aniversário dele (há quinhentos dias já!) pelo qual ele fica me cobrando sempre. (Como se eu fosse algum tipo de celebridade e isso aqui fosse ter algum tipo de repercussão, mas tudo bem.)

Nenhum comentário: