6.5.09

Uma, duas teorias

Realmente lamento as enchentes que o Maranhão tem sofrido. Oito pessoas morreram e mais de 150 mil tiveram suas vidas afetadas pelas chuvas. Sabe, eu tenho uma teoria.
Em novembro do ano passado, quando todos os vestibulandos estavam surtando com a proximidade dos vestibulares, Santa Catarina sofreu aquelas enchentes terríveis. Lembro de uma tarde na minha aula do curso de exatas. Duas conhecidas estavam na mesma mesa que eu e lá pelo meio da tarde, começaram a falar sobre as tais enchentes. Uma delas disse que achava um absurdo tanta gente se mobilizando para ajudar os catarinenses (lembrando que vários caminhões com doações saíram de outros estados), sendo que o Nordeste enfrentava a seca todo ano e "ninguém fazia nada". A outra menina concordou e as duas ficaram reclamando dos privilégios que os estados mais ricos têm. Além das medidas assistencialistas que o governo toma para ajudar o homem do Sertão, a situação dos catarinenses era completamente diferente. Famílias perderam tudo. Repentinamente. 
No Maranhão, chove durante todo o primeiro semestre. Nesse ano, choveu demais e rios como o Itapecuru e Mearim estam 7 metros acima do nível normal. Apesar da catástrofe ter proporções beeem menores que a de Santa Catarina, a Imprensa dá destaque ao drama dos maranhenses, Lula já visitou o estado e a reconstrução das cidades atingidas já está sendo pensada. A minha teoria é que isso tudo aconteceu para mostrar aos maranhenses-que-se-acham-vítimas-só-porque-são-de-um-dos-estados-mais-pobres-do-Brasil que seja no estado com o segundo melhor ou no estado com o pior IDH, o Brasil se sensibiliza com essas catástrofes.

p.s.: A minha segunda teoria é  que talvez eu seja meio pé-de-chuva já que todo estado que eu me envolvo tem sofrido enchentes nos últimos tempos.

Nenhum comentário: