7.12.08

Primeiro dia

Apesar de ter ido ontem à UFSC, demorei um pouco para achar o lugar onde faço as provas. As salas são tão... confortáveis! As da UFMA nem se comparam, claro. Em geral, todo o vestibular é mais organizado que os do Maranhão, mas tudo bem.

Eu tava com bastante medo da redação. De ler os temas, não ficar inspirada, não conseguir produzir, ter um bloqueio... ! Mas ainda bem que isso não aconteceu. As aulas de redação que freqüentei esse semestre me ajudaram nesse aspecto, me deixaram mais segura para iniciar meu texto. O tema que eu escolhi era relacionado à leitura, escrita e palavra. Bem a minha cara, né? O problema foi que eu errei o nome de Paulo Freire, o educador. Fiquei em dúvida se era Gilberto ou Roberto e acabei escolhendo a primeira. O curioso é esses Gilberto e Roberto Freire também existem!

A prova de inglês tava bem facinha. Poucos textos (dois!) e todas as questões giravam em torno de intercâmbio. Também gostei da de português. Lembrava do conto de Machado de Assis que caiu (Aurora sem dia). A questão discursiva também me assustava, mas acabei gostando. Perguntava sobre a atividade cafeeira lá do início da república e a produção de soja. Bem, sobre a produção de soja eu sei bastante, né? Ela vem se expandindo no sul do Maranhão e os professores vivem falando nisso.

p.s.: Fiz prova numa sala cheia de concorrentes! Mas até que não foi tão mal...
p.p.s.: Resta a dúvida - Aqui o povo se arruma demais para fazer vestibular ou os maranhenses que se arrumam de menos?!

Nenhum comentário: