3.4.09

Introdução às Artes Gráficas

Ementa da disciplina: História das Artes Visuais aplicada ao planejamento gráfico-visual. Semiologia do projeto gráfico. Processos de composição e impressão. Utilização do papel e imagens na mídia impressa. A infografia.

Na primeira aula, o professor disse que nos trataria como designers. Confesso que fiquei relativamente empolgada. Tenho contato com o Design há algum tempo já que minha irmã faz esse curso e seria uma oportunidade de ter uma "matéria do Design" no meio do curso de Jornalismo.

O problema é que, toda sexta-feira, saio de casa só para assistir a essa aula e, quando chego lá, encontro o mesmo falatório combinado com apresentações de slide em datashow. A única vez que fizemos algo diferente foi quando visitamos a gráfica da universidade. É claro que o professor fala de coisas interessantes e importantes, mas eu sinto que podíamos ter uma noção de tudo aquilo lendo livros como Design para quem não é designer.

Para piorar, desde a semana passada o professor nos mandar abrir o Photoshop e ficar "brincando", tentanto descobrir as ferramentas. Se ele quer que aprendamos mais ou menos a mexer nesse programa, por que não oferece um minicurso de verdade? Ao invés de nos mandar "brincar", podia dar curtas lições a cada fim de aula.

Nenhum comentário: