27.4.09

Todo um estilo viking de ser




"Pedrão é um fotojornalista que
anda, andou muito, continua
andando, navegando, há trinta
anos, registrando histórias da Amazônia."




Pedro Martinelli é um fotógrafo independente desde 1994 que já trabalhou em jornais como o Diário do Grande ABC e O Globo. Também foi fotógrafo e editor de fotografia da revista Veja. Em 1970, Martinelli foi escalado pelo O Globo para cobrir a célebre expedição de atração aos chamados "índios gigantes", na rota de abertura da rodovia Cuiabá-Santarém.


Fotos de cada livro do Pedro: Gente x Mato (1), Mulheres da Amazônia (2), Amazônia: o povo das águas (3) e Panará: a volta dos índios gigantes (4).

A minha professora de fotojornalismo falou do Martinelli nos primeiros dias de aula e eu fiquei com esse nome na cabeça porque já tinha lido uma reportagem sobre ele. Passei a visitar com frequência o blog onde ele posta fotos que já tirou, na Amazônia ou não, e conta um pouco da história daqueles personagens ou do momento. Eu particularmente acho bem interessante. Fiquei apaixonada pelo trabalho dele como fotógrafo e até peguei um livro dele que tem na Biblioteca Universitária (Amazônia: o povo das águas).
Exemplos de posts do blog do Pedro
Leia mais:

Nenhum comentário: